terça-feira, 25 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 20,20-28 - 25/07/2023


Conquiste o Reino de Deus, cedendo o primeiro lugar ao próximo

“Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: ‘O que tu queres?’ Ela respondeu: ‘Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda’. Jesus, então, respondeu-lhes: ‘Não sabeis o que estais pedindo’. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: ‘Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo’”. (Mateus 20,20-22.24.26-27)



Esse episódio também é conhecido de todos nós e, hoje, ele é apresentado quando celebramos a Festa de São Tiago Maior, apóstolo de Jesus, que aprendeu qual era o seu lugar, aprendeu qual era a coisa mais importante no discipulado — tanto que morreu mártir, também pela espada. Finalmente, ele encontrou o seu lugar, unindo a sua vida à vida de Cristo.
Muitas vezes ou às vezes, muitos de nós erramos o pedido que fazemos a Jesus por ignorância. Aquela mãe jamais poderia imaginar que os lugares à direita e à esquerda eram destinados àqueles dispostos a morrer pelo Mestre. Certamente, aquela mulher estava cheia de boas intenções e, como uma boa mãe, queria o melhor para os seus filhos. Mas ela não tinha noção do que significava estar à direita e à esquerda de Jesus.

Quem quiser ser o primeiro, que ceda o primeiro lugar para o outro, aí sim ele vai ser o primeiro no Reino dos Céus

Dividir esses lugares com Jesus era escolher a estrada da cruz e não a da glória; era o caminho da descida, e não o da ascensão social, não era um status social estar sentado ao lado de Jesus, mas o Verbo de Deus assumiu a forma de um escravo. Ou seja, a “Kenosis” de Jesus, a descida de Jesus à nossa condição. Então, era descida.
Que engano profundo havia nessa pobre mãe, nesses dois discípulos desavisados das condições de renúncia, a que estão sujeitos os que querem seguir Jesus mais de perto. Isso vale para os tempos de hoje, isso vale para mim e para você!
Tem muita gente querendo ser santo, muita gente querendo voltar às raízes do Cristianismo, seja pelos valores ou pela liturgia; seja por tradições, pelas roupas etc. Tem muita gente querendo voltar à essência do Cristianismo, mas lembremos que a essência cristã é a cruz de Cristo.
Sem a cruz de Cristo, sem isso, tudo que nós vivemos não vai passar de modismo e de exterioridade. Sem a cruz de Cristo, sem a disposição de uma vida configurada a Ele, na renúncia e no sacrifício, tudo isso vai ser modismo e exterioridade.
O carreirismo cristão é a disputa pelo último lugar. Veja bem, o carreirismo no Cristianismo tem que ser aquela corrida por quem quer ocupar o último lugar. Quem quiser ser o primeiro, que ceda o primeiro lugar para o outro, aí sim ele vai ser o primeiro no Reino dos Céus. Essa é a lógica de Cristo, essa é a lógica do Reino.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário