sábado, 15 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 15 de Julho, sábado, Memória de São Boaventura.


15 de Julho, sábado, Memória de São Boaventura.


- Hoje é dia 15 de Julho, sábado, Memória de S. Boaventura, bispo e doutor da Igreja.

- Hoje Jesus diz que precisamos temer aquele que destrói a alma e o corpo! Ao mesmo tempo que o evangelho nos exorta a ter cuidado, também nos fala sobre o cuidado e atenção do Senhor para com cada um de nós. Deus sabe tudo! Até quantos fios de cabelos temos em nossas cabeças! Cuidemos uns dos outros e testemunhemos o amor a Deus. Peça ao Senhor a graça de crer e estar junto a Ele.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 10, versículos 24 a 33:

“Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa chamaram Belzebu, quanto mais às pessoas da casa! Não tenhais medo deles. Nada há oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus»

- Jesus nos diz: “Não tenhais medo!” Nesse tempo em que vivemos é um grande desafio não ter medo e confiar em Deus. Diante de tantas dificuldades e perdas, sejam econômicas, no campo social ou familiar, mas também, pessoal, há o risco de cairmos num grande vazio. É preciso coragem para a cada dia dar testemunho de confiança em Jesus. Os discípulos são encorajados a anunciarem sem medo, em pleno dia. E eles o fazem, dando a vida como testemunhas de Jesus. Estão certos de que, sendo mortos por causa da missão, não estão perdendo a vida. A nossa vida está na palma da mão de Deus, que tudo conduz. Não há razão para ter medo. Peça ao Senhor que te ajude a superar o medo que ameaça seu coração.

- Do que você tem medo? Na sua vida, você escuta atentamente a palavra de Deus e confia? Acredita que Deus te considera muito mais do que você imagina?

- “Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.”, nos diz o evangelho de hoje. Deus se importa conosco e conhece profundamente nosso coração. É preciso confiar que Deus vive conosco todas as nossas mazelas, dificuldades e sofrimentos. Diz assim um poema/oração do cardeal Dom José Tolentino:

Faz-nos trilhar, Senhor, a estrada da confiança. Dá-nos um coração capaz de amar serenamente aquilo que somos ou que não somos. Ensina-nos a devolver a todos os teus filhos e a todas as criaturas a extraordinária Bondade com que nos amas. Ensina-nos que é possível olhar a noite não para dizer que pesa em todo lugar o escuro, mas que a qualquer momento uma Luz se levantará.
Dá-nos ousadia de criar e recriar continuamente, mesmo partindo daquilo que não é ideal, nem perfeito. E quando nos sentirmos mais frágeis ou sobrecarregados recebamos, com igual confiança, a nossa vida como Dom e cada dia como um dia Teu.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor a graça de não ficar paralisado pelo medo que impede a caminhada. Abra os seus ouvidos para novamente escutar a sua palavra: “Não temas; Eu estou contigo!”.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário