sábado, 15 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 10,24-33 - 15/07/2023


Testemunhe a todos a beleza da vida cristã

“Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!” (Mateus 10,26-28)



Meus irmãos e minhas irmãs, o tema de hoje, que Jesus apresenta, é a libertação do medo, é a capacidade de não nos prendermos às ameaças externas, porque sabemos que o medo tem como objetivo nos fechar, nos voltar para dentro de nós.
O medo que o mundo impõe sobre nós tem a finalidade de nos fazer sentir errados por querer viver como cristãos. Você sabe muito bem, parece que hoje o certo ficou errado. Muitas vezes, você, vivendo os seus valores e os seus princípios, se passa por uma pessoa que está vivendo fora do mundo, fora da realidade – assim eles dizem.
O mundo quer matar os nossos valores, quer esconder a beleza de uma vida em Cristo. Você já percebeu como a mídia trata certos elementos da fé cristã, da vida cristã? “São antecipados, são ultrapassados, são conservadores, são retrógrados, fora de moda, são rígidos, são radicais”, são todos esses adjetivos que, normalmente, a mídia apresenta para falar do estilo de vida dos cristãos, do jeito de se viver.

Se eu descobrir algo precioso na minha vida cristã, devo levar a todos essa novidade

São todas as formas de inibir a presença de um cristão no mundo e de impor uma liberdade que é mais ideológica do que existencial. Vivemos isso hoje! É mais a defesa de uma liberdade ideológica do que uma liberdade existencial, aquela liberdade que Jesus conquistou para nós no alto da cruz.
Viver o Evangelho não é ostentá-lo, mas é por em aberto, diante dos homens, um jeito novo de ver e de viver a vida. Você não vai se gabar porque é cristão ou vai se achar melhor do que as pessoas, mas você precisa se colocar no mundo. A sua postura precisa ser vista pelas pessoas, o seu comportamento precisa resplandecer a luz de Cristo.
Se descobrirmos algo precioso em nossa vida cristã, devemos levar a todos essa novidade, essa vida nova, esse jeito novo de viver, esse jeito novo de conceber os valores. Não podemos reter só para nós, precisamos dividir isso com as pessoas.
Não devemos temer o mundo que, por muitas vezes, chegou a matar muitos cristãos no corpo. Basta pegarmos o Martirológio, que é o livro dos mártires na história da Igreja: em muitos momentos, o mundo matou corporalmente os cristãos, mas eles foram incapazes de matá-los na alma, porque aqueles homens estavam repletos da vida de Deus, estavam repletos da vida eterna, e, hoje, estão na presença de Deus intercedendo pelo mundo inteiro.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário