sexta-feira, 14 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 14 de Julho, 6ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum


14 de Julho, 6ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 14 de julho, sexta-feira da 14ª semana do Tempo comum.

- O evangelista Mateus, no Evangelho de hoje, deixa claro o cuidado de Jesus com seus discípulos. Envia-os em missão, mas orienta-os sobre as perseguições que irão sofrer por causa de seu nome. Mas a missão precisa acontecer. O Reino dos céus precisa ser anunciado. Peça graça e bençãos para todos. Peça ao Senhor a graça de ser missionário, mesmo diante das perseguições e desafios.

- Escuta as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 10, versículos de 16-23:

“Vede, eu vos envio como ovelhas em meio a lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; sereis conduzidos à presença de governadores e de reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e diante dos gentios. Quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que falareis ou como falareis. Naquela hora vos será dado o que falar, pois não sois vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se rebelarão contra seus pais e o matarão. Sereis odiados, por todos, por causa do meu nome, mas quem perseverar até o fim, este será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade, vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.

- Jesus, com seu discurso sobre as perseguições, tem como objetivo encorajar e fortalecer os missionários na sua caminhada. Devemos agir com mansidão como as ovelhas, mas ferozes como os lobos; sermos ousados na missão, agindo com astúcia, mas não esquecer da simplicidade. Os desafios virão até mesmo dentro da própria comunidade. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e discernimento para bem exercer seu carisma missionário, levando a Palavra de Deus a todos que dela necessitarem e se dispor a escutar.

- Jesus nos convida a sair sem medo. Seu discurso chega até nós e precisamos anunciar sua Palavra a todas as criaturas na certeza de que o Espírito Santo caminha conosco. Ele é o paráclito, nosso defensor. Se temos fé, sejamos perseverantes. O que isso lhe diz?

- Diz Jesus: “Quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que falareis ou como falareis. Naquela hora vos será dado o que falar, pois não sois vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós”. O Espírito Santo, que é dom gratuito da Pai, é que inspira os discípulos. Essa confiança é que deve sustentar a vida dos discípulos enviados em missão. As traições, o ódio, a rejeição por causa de Jesus e do seu evangelho não podem nos impedir de proclamar a Palavra, anunciar o Reino. Todos nós somos cordeiro e lobo, até que sejamos identificados com o Mestre. Diz assim um refrão meditativo:

Confiemo-nos ao Senhor. Ele é justo e tão bondoso.
Confiemo-nos ao Senhor, Aleluia!

- Termine sua oração dando graças pela presença do Espírito Santo, paráclito, em sua vida. Alegre-se e confia, na certeza de que vale a pena dar testemunho da vida de Cristo. Nele acreditamos.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário