sexta-feira, 14 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 10,16-23 - 14/07/2023


Professe para o mundo a sua fé em Cristo Jesus

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas’” (Mateus 10,16).



Meus irmãos e minhas irmãs, “ovelhas, lobos, serpentes e pombas” num único versículo. Jesus agrupa quatro tipos de animais para nos fazer compreender a nossa verdadeira dimensão, a nossa forma de viver neste mundo.
Segundo a nossa sensibilidade coletiva, diríamos que os bons são as ovelhas e as pombas, e os maus são os lobos e as serpentes. Isso já está no nosso coletivo, no nosso consciente coletivo. Mas Jesus, para nos falar sobre a nossa relação com o mundo, fala da posição de uma ovelha no meio de lobos.
Porque quando pensamos numa ovelha no meio de lobos, Jesus está dizendo do lugar onde nós estamos, para falar da nossa posição em relação ao mundo. Agora, para nos dizer como nós devemos estar no mundo, Ele fala que dentro de nós deve existir serpente e pomba — a esperteza e a simplicidade — ao mesmo tempo.

Simples como as pombas, mas também espertos como as serpentes para saber viver nesse mundo

Jesus não quer que nós sejamos ingênuos no mundo, mas que sejamos homens e mulheres que sabem ter os olhos bem abertos, que sejam inteligentes, que tenham a capacidade de diálogo, que tenham um discernimento apurado.
Jesus agiu dessa forma por muitas vezes, basta percebermos alguns relatos do Evangelho. Quando queriam aclamá-Lo Rei, Jesus saía pela tangente; quando queriam apedrejá-Lo, Ele desaparecia do meio deles; quando colocavam perguntas capciosas, pegadinhas — vamos dizer assim — para O pegarem em alguma blasfêmia, Ele sabiamente se apoiava na Palavra de Deus. Então, é preciso saber viver nesse mundo!
Muito cuidado, porque não podemos confiar em qualquer pessoa, não podemos ir dividindo a nossa vida, a nossa intimidade e os nossos segredos com qualquer pessoa em qualquer circunstância. E isso nos pede uma atenção, uma postura de muita atenção.
A outra postura que aparece aqui é a da pomba, que é a da simplicidade. Ser uma pessoa descomplicada na vida, pessoa que sabe colher o essencial de tudo, que não tem, realmente, complicações para viver, que não fica criando discussões mirabolantes à toa, sem necessidade. Simples como as pombas, mas também esperto como a serpente para saber viver neste mundo, que é um mundo cruel, que são as ovelhas no meio dos lobos.
Devemos entender que estamos num mundo que, em muitas circunstâncias, não professa a fé em Jesus Cristo.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário