sexta-feira, 7 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 07 de julho, 6ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum


07 de julho, 6ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 07 de Julho, 6ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje Jesus chama Mateus e é atendido na hora. Ao mesmo tempo, um grande preconceito aparece na narrativa e marca uma discussão de Jesus revelando que veio para aqueles que mais precisam dele, os pecadores. Quem se julga sem pecado não precisa do Cristo e, além disso, julga o acolhimento e o amor de Jesus pelos pecadores. Peça ao Senhor a graça de nunca se colocar como dono da verdade e sempre servir com amor.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 9, versículos 9 a 13:

“Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. A¬prendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

- A coletoria de impostos foi o lugar onde Mateus foi chamado a confiar no Senhor e segui-lo. O Senhor nos chama do lugar que estivermos para fazermos as mudanças necessárias em nossa vida e a confiar cada vez mais Nele. Peça ao Senhor a graça de também responder prontamente o seu chamado.

- Estamos atentos ao chamado de Deus em nossa vida? Você é, às vezes, preconceituoso e se julga menos pecador que os outros?

- “De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” nos diz o evangelho de hoje. O convite de conversão é para cada um de nós. Precisamos deixar o coração aberto e seguir em frente, ruma às mudanças necessárias para nossa vida. A conversão nunca é tarde demais. O bispo Sírio do início do cristianismo, chamado São Tiago de Saruqui assim dizia:

Regressarei à casa de meu Pai, e serei acolhido. Como ele fez, assim farei eu: corresponderá o Pai aos meus desejos? […]
Pois estou morto pelo pecado, como se morre de doença. Resgata-me desta ruína, e possa eu louvar o teu nome! Senhor da terra e do céu, peço-Te: ajuda-me e mostra-me o caminho para chegar a Ti!
Leva-me à tua presença e alcança o cume da tua misericórdia! Irei a Ti e saciar-me-ei com a tua alegria. Nesta hora de profundo cansaço, mói para mim o fermento da vida! [...]
Não há ninguém que me liberte para que eu parta de novo à tua procura, ó meu Senhor! […] Quero ser teu, Senhor, e caminhar contigo!
Medito nos teus mandamentos dia e noite. Sê-me propício e acolhe o meu lamento, ó Misericordioso! Não me cortes a esperança, Senhor, porque sou teu servo e espero em Ti!

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que ilumine nossa vida e mantenha acesa a esperança em nós.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário