sexta-feira, 7 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 9,9-13 - 07/07/2023


Deixe Cristo ser parte da sua vida

“Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos” (Mateus 9,9-10)



Meus irmãos e minhas irmãs, o Evangelho de hoje é narrado pelo próprio alvo do amor de Cristo, que é São Mateus. Ele mesmo descreve a sua experiência, a experiência fundante da sua vida com Cristo: a passagem do olhar de Cristo e a sua Palavra.
É interessante a questão da Palavra, porque Jesus usou apenas um verbo: segue-me. Jesus se utilizou de um verbo, e ele foi o suficiente para despertar uma resposta no coração de Mateus.
Mateus respondeu não com uma palavra; ele respondeu com uma atitude, com uma ação. O Evangelho diz que ele se levantou e seguiu Jesus.
Veja como foi forte essa experiência, veja como esse homem estava esperando há muito tempo que alguém lhe dirigisse uma palavra transformadora. Certamente, ele não estava feliz na situação que vivia. Até porque um cobrador de impostos era uma pessoa hostilizada naquela época, era uma pessoa abandonada pela própria família, inclusive, os pais eram os primeiros a ter que abandonar e a repudiar o filho por causa desta profissão. Porque os cobradores de impostos eram uma espécie de colaboracionistas do Império Romano.

Você precisa acolher a Palavra do Cristo e permitir que ela faça o que fez na vida de Mateus

O episódio de hoje nos recorda que a verdadeira fé não é a recepção de inúmeras orientações, doutrinas e ideias, mas a fé genuína é acolher a Palavra de Jesus. De que adiantaria eu conhecer o Catecismo inteiro da Igreja, se eu não acolher a Palavra de Cristo, se eu não acolher essa palavra transformadora na minha vida? O Catecismo não serviria de nada! Do contrário, se acolho a Palavra de Cristo, se me deixo transformar por ela, tudo o que vem depois é por acréscimo.
A fé não é o que eu entendi, mas a fé é o que eu decidi a partir da Palavra de Cristo. Muitas vezes, queremos entender, queremos explicações mas não aderimos a Cristo, não deixamos que Ele seja parte da nossa vida.
Talvez, por exemplo, essa Homilia Diária que você acompanha seja o seu alimento espiritual diário. Que bom se isso acontece! Porque, graças a Deus, tenho tido muitos testemunhos por onde passo, de pessoas que são tocadas pela graça de Deus e se alimentam diariamente dessa Homilia, neste canal, e podem fazer a sua experiência com a Palavra de Deus. Mas a Homilia precisa ser uma decisão, o que você escuta aqui da Palavra de Deus precisa impactar na sua decisão por Cristo, você precisa acolher a Palavra do Cristo e permitir que ela faça o que fez na vida de Mateus — ele se levantou e seguiu Jesus.
Que você se levante e mude de vida; que você se levante e se converta; que você se levante, seja um evangelizador e seja um missionário. Sem essa decisão, seria inútil acessar o canal, ouvir a Homilia, seria inútil ouvir a Palavra de Deus, meditar a Palavra de Deus. É preciso uma decisão! Matheus jamais foi o mesmo depois daquele gesto, porque, ao ouvir a Palavra de Cristo, ele a acolheu e mudou de vida.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário