domingo, 9 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 11,25-30 - 09/07/2023


Abra o seu coração e permita que Deus penetre nele

“Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: ‘Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado’”. (Mateus 11,25-26)



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é domingo, dia do Senhor, e a Palavra de Deus nos apresenta esse tema tão querido por Jesus, que era: a simplicidade de coração, a pequenez dos corações.
Vocês sabem que a pequenez sempre foi aquela “brecha” através da qual Deus pode acessar o coração do ser humano, a pequenez é aquela baixa de guarda da nossa parte que coloca por terra, muitas vezes, a nossa presunção, a nossa mania de grandeza, do nosso orgulho para que Deus pudesse comunicar a Sua Palavra. A pequenez é essa baixa de guarda para que Deus possa chegar até o nosso coração e nos comunicar a Sua palavra.
Atenção, porque nós não devemos confundir: pequeno com ingênuo. Deve estar bem claro isso na nossa mente, porque dizer “pequeninos do Evangelho” não é uma forma de romanticismo, mas sim um comportamento de total abertura de quem não possui nada e recebe tudo de Deus; é um coração a quem Deus pode revelar-se e revelar muitas coisas.

A pequenez é essa baixa de guarda para que Deus possa chegar até o nosso coração

Existe uma boa diferença, aqui no Evangelho, entre as palavras esconder e revelar. Você viu que, no texto, Jesus diz: “Esconde desses e revela a estes”, mas essas palavras são parecidas na língua original. Esconder, em grego, é “apokryphos” (oculto, o que está em segredo), e revelar é “apokalýptô” (expor, tornar manifesto, trazer à luz). Então, a um coração aberto para Deus, pequeno, a luz de Deus penetra e essa pessoa vive segundo o Espírito de Deus e vai se tornar grande aos olhos d’Ele.
Pensamos sempre que o Apocalipse é o livro das coisas futuras, das coisas enigmáticas, dos fim dos tempos, sempre o associamos a essa realidade. Mas basta estudarmos um pouquinho a Bíblia para vermos que o Apocalipse diz muito do tempo presente, do agora da nossa vida. E a comunidade cristã também, quando teve em mãos esses escritos, era algo que ela estava vivendo justamente naquele momento.
Por isso, às vezes, perdemos muito tempo procurando onde está a besta do Apocalipse, e não olhamos para as coisas terríveis que estão escondidas dentro de nós e precisam de conversão. Muitas vezes, a besta apocalíptica se esconde dentro do nosso coração, e deixamos o mal crescer dentro de nós.
Hoje, precisamos que Deus nos revele, por isso é Apocalipse. Que Deus nos revele, justamente, todas as realidades do nosso coração que precisam de conversão. Ele diz que esconde as coisas belas dos sábios e entendidos e as revela aos pequeninos; então, que Nosso Senhor faça acontecer o Apocalipse em nossa vida, revele as nossas misérias para que nós nos convertamos de verdade.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário