sábado, 3 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 03 de junho, sábado, 8ª Semana do Tempo Comum


03 de junho, sábado, 8ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é 03 de junho, sábado da 8ª Semana do Tempo Comum

- No evangelho de hoje voltamos a Jerusalém com Jesus e os discípulos. Com as lideranças religiosas Jesus tem certo atrito. Jesus nos convida a uma atitude de abertura e acolhida sinceras diante das pessoas que manifestam opiniões e perspectivas distintas, e até opostas das minhas. Aprender a escutar a outra pessoa sem pré-juízos e pré-conceitos é um passo essencial na construção do Reino. Reza isso em seu coração.

- Escuta o evangelho de Marcos, capítulo 11, versículos 27 a 33:

Naquele tempo, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: "Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?" Jesus respondeu: "Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me". Eles discutiam entre si: "Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: 'Por que não acreditastes em João?' Devemos então dizer que vinha dos homens?" Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. Então eles responderam a Jesus: "Não sabemos". E Jesus disse: "Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas".

- Neste encontro de Jesus com os doutores da lei, fica comprovado que é difícil convencer quem se recusa a crer. Sobretudo, depois que viram e testemunharam claramente a autoridade de Jesus como Filho de Deus. Jesus lhes responde utilizando o estilo dos rabinos: com outra pergunta. O tema de fundo é a relação de Jesus com o Pai pois perguntam: “Quem te deu autoridade para fazer isso?" Não acreditam nele, mas ainda têm receio de provocar o povo que o segue. Sua iniciativa de um diálogo é apenas uma desculpa para tentar impor sua perspectiva e postura. Reza para que em sua vida isso não seja assim.

- Por onde sentes que passa a autoridade de Jesus? Sentes na sua vida a necessidade de questionar Jesus?

- “Quem te deu autoridade para fazer isso?", perguntam a Jesus. A recusa de Jesus de engajar em diálogos não autênticos nos questiona sobre a necessidade de ter sempre a razão, a ideia mais prática/eficaz, a perspectiva mais ampla e verdadeira. O Espírito nos leva a um desejo de crescer em humildade, de ser consciente de sermos criaturas e, portanto, necessitados de contínuo processo de contraste, crescimento, mudança de postura.

- Senhor, ajuda-me para que minhas palavras sejam autênticas, purifica em mim toda duplicidade e falsidade. Cria em mim um coração disposto ao diálogo transformativo: ensina-me a escutar o que é diferente das minhas opiniões e critérios sem pré-juízos nem pré-conceitos. Não é fácil acolher o que é distinto, oposto, diferente. Dá-me o dom da humildade para reconhecer que não sou dono/a da verdade e que sempre há espaço para crescer.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário