sexta-feira, 23 de junho de 2023

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/06/2023

ANO A


Mt 6,19-23

Comentário do Evangelho

Onde por o coração?

O ser humano é posto diante de uma escolha decisiva e irrenunciável: onde pôr o coração, isto é, em que engajar toda a vida? Não há meio termo: “... onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (v. 21). Trata-se de desapegar-se de tesouros ilusórios. Cada coração, cada pessoa, possui um tesouro. Cada ser humano liga a sua vida a um valor que move sua ação e decisões. Os bens da terra são postos em oposição aos bens celestes (vv. 19.20), mas o que importa é o engajamento do coração. Ao cristão importa juntar tesouros no céu (cf. v. 20). O que é passageiro é só aparência; é preciso pôr a vida naquilo que não passa. Olho é uma fonte de desejo (vv. 22-23). Será luz e, portanto, iluminará a vida do ser humano à medida que o desejo for bom, isto é, por tudo aquilo que for “do céu”. Mas, se o olho desejar o mal, ele conduzirá às trevas, outro nome do pecado: “Olhar altivo, coração orgulhoso, a lâmpada dos ímpios não é senão pecado” (Pr 21,4).
Carlos Albero Contieri, sj
Oração
Pai, dá-me sabedoria suficiente para buscar sempre o tesouro verdadeiro, e assim estar seguro de que em ti coloquei o meu coração.
Fonte: Paulinas em 21/06/2013

Vivendo a Palavra

O mestre mostra o caminho da luz: ele começa no nosso olho. Cultivemos o olhar puro, pois é pelos olhos que penetram as tentações das falsas riquezas, a ambição, a ganância pelos tesouros perecíveis que entulham o caminho bom da generosidade e do cuidado com os irmãos da jornada.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/06/2013

VIVENDO A PALAVRA

A pobreza evangélica foi vivida por Jesus desde o nascimento. Neste texto, precioso como todo o Sermão da Montanha, percebemos o carinho com que Ele tenta convencer os seus discípulos sobre qual é o verdadeiro tesouro pelo qual eles – e também nós, hoje! – deviam se esforçar. Para entender essa mensagem, é preciso ter olhos limpos e coração puro.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/06/2019

VIVENDO A PALAVRA

A tentação a ser vencida é ajuntarmos ansiosamente as coisas que o mundo considera valiosas. Elas são fugazes! O Caminho verdadeiro que queremos seguir começa agora, neste tempo que chamamos hoje e permanece para sempre: precisamos conhecer e seguir o Caminho proposto pelo Enviado do Pai Misericordioso, seu Filho Unigênito, feito carne em Jesus de Nazaré.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/06/2021

Reflexão

Existem valores e valores. Quem é verdadeiramente discípulo de Jesus deve procurar viver segundo a hierarquia de valores que é proposta por ele. Quem tem como centro de sua vida o reino de Deus faz dele o seu tesouro, faz com que ele seja o valor fundamental da sua vida e a partir dele ordena todos os demais valores, de modo que o reino de Deus é o valor absoluto e os demais valores são relativos a ele. Quem coloca os valores do mundo como centro da sua vida vive segundo outra hierarquia de valores, totalmente inversa à proposta por Jesus. Diante do evangelho de hoje somos convidados a rever nossa hierarquia de valores segundo os critérios de Jesus.
Fonte: CNBB em 21/06/2013

Reflexão

Na atual sociedade de consumo, somos continuamente estimulados a comprar, vender, negociar. Se não tivermos critérios para selecionar o que é realmente importante, seremos arrebatados por um turbilhão incontrolável de ofertas e promessas de lucro. Possuir, armazenar, ficar rico, ter sucesso são assuntos frequentes de ricos e pobres! Aos discípulos do Reino Jesus previne contra a cobiça. Acumular riquezas na terra é frustrar-se: elas têm curta duração. Prudente e sábio é quem ajunta “tesouros no céu” (boas obras). O olho bom indica a pessoa generosa; o olho mau indica a pessoa mesquinha, egoísta. O egoísmo e a avareza empurram a pessoa para a escuridão total. Se todos tivermos um olhar generoso, haverá partilha e ninguém morrerá de fome.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 21/06/2019

Reflexão

Na atual sociedade de consumo, somos continuamente estimulados a comprar, vender, negociar. Se não tivermos critérios para selecionar o que é realmente importante, seremos arrebatados por um turbilhão incontrolável de ofertas e promessas de lucro. Possuir, armazenar, ficar rico, ter sucesso são assuntos frequentes de ricos e pobres! Jesus previne os discípulos do Reino contra a cobiça. Acumular riquezas na terra é frustrar-se: elas têm curta duração. Prudente e sábio é quem ajunta “tesouros no céu” (boas obras). O olho bom indica a pessoa generosa; o olho mau indica a pessoa mesquinha, egoísta. O egoísmo e a avareza empurram a pessoa para a escuridão total. Se todos tivermos um olhar generoso, haverá partilha, e ninguém morrerá de fome.
Oração
Ó Mestre Jesus, queres ajudar-nos a viver de modo despojado dos bens terrenos. Confiar neles é como correr atrás de bolhas de sabão. O apego às coisas deste mundo nos distrai e desvia do teu convite de ajuntar “tesouros” para o céu, nossa meta final e segura. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)
Fonte: Paulus em 18/06/2021

Reflexão

Na atual sociedade de consumo, somos continuamente estimulados a comprar, vender, negociar. Se não tivermos critérios para selecionar o que é realmente importante, seremos arrebatados por um turbilhão incontrolável de ofertas e promessas de lucro. Possuir, armazenar, ficar rico, ter sucesso são assuntos frequentes de ricos e pobres! Os discípulos do Reino, Jesus previne contra a cobiça. Acumular riquezas na terra é frustrar-se: elas têm curta duração. Prudente e sábio é quem ajunta “tesouros no céu” (boas obras). O olho bom indica a pessoa generosa; o olho mau indica a pessoa mesquinha, egoísta. O egoísmo e a avareza empurram a pessoa para a escuridão total. Se todos tivermos um olhar generoso, haverá partilha e ninguém morrerá de fome.
(Dia a Dia com o Evangelho 2023)

Reflexão

«Ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e rouba

Rev. D. Lluís RAVENTÓS i Artés
(Tarragona, Espanha)

Hoje, o Senhor nos diz que «A lâmpada do corpo é o olho» (Mt 6,22). Santo Tomás entende que com isso —ao falar do olho— Jesus se refere à intenção do homem. Quando a intenção é correta, lúcida, encaminhada a Deus, todas nossas ações são brilhantes, resplandecentes; mas quando a intenção não é correta, que grande é a escuridão! (cf. Mt 6, 23).
Nossa intenção pode ser pouco correta por malicia, por maldade, mas muito frequentemente o é por falta de sensatez. Vivemos como se tivéssemos vindo ao mundo para amontoar riquezas e não temos na cabeça nenhum outro pensamento. Ganhar dinheiro, comprar, dispor, ter. Queremos despertar a admiração dos outros ou talvez a inveja. Enganamo-nos, sofremos nos sobrecarregamos de preocupações e de desgostos e não encontramos a felicidade que desejamos. Jesus nos faz outra proposta: «Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam» (Mt 6,20). O céu é o silo das boas ações, isto sim que é um tesouro para sempre.
Sejamos sinceros com nós mesmos, em que empregamos nossos esforços, quais são nossos interesses? Certamente, é próprio do bom cristão estudar e trabalhar honradamente para abrir-se passo no mundo, para ajudar a família, garantir o futuro dos seus e a tranquilidade da velhice, trabalhar também pelo desejo de ajudar aos outros... Sim, tudo isto é próprio de um bom cristão. Mas se aquilo que você procura é ter mais e mais, pondo o coração nestas riquezas, esquecendo-se das boas ações, esquecendo que neste mundo estamos de passo, que nossa vida é uma sombra que passa, não é verdade então que — temos o olho escurecido? E se o sentido comum se escurece. «Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas!» (Mt 6,23).

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Quando começas a detestar o que tiveres feito, então as tuas boas obras começam, porque reconheces as tuas obras más» (Santo Agostinho)

- «Jesus convida a usar as coisas sem egoísmo, sem sede de posse ou dominação, mas segundo a lógica de Deus, a lógica do cuidado com os outros, a lógica do amor» (Bento XVI)

- «A confissão (a acusação) dos pecados, mesmo de um ponto de vista simplesmente humano, liberta-nos e facilita a nossa reconciliação com os outros. Pela confissão, o homem encara de frente os pecados de que se tornou culpado; assume a sua responsabilidade e, desse modo, abre-se de novo a Deus e à comunhão da Igreja, para tornar possível um futuro diferente» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.455)

Reflexão

A lei moral: o caminho interior de nosso coração

Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret
(Vic, Barcelona, Espanha)

Hoje nos convidam a olhar as coisas com os olhos de Deus, isto é, com critério cristão. Nisto consiste a Lei. "Lei moral": um convite para que seja nosso próprio coração quem incorpore a olhada penetrante de Deus.
A vantagem de fazer assim é dupla. Em primeiro lugar, a consecução da verdade, que nos faz sábios e livres: sábios, porque captamos profundamente o "porquê"; livres, porque as afastamos de toda imposição enganosa. Segundo, porque contribuímos eficazmente à realização da vontade de Deus, quer dizer, nos fazemos atores conscientes de seu plano de salvação universal. Em resumo: obrar cristãmente é conseguir a grande meta de ser inteligentes e bons, ou, dito de outra maneira, ser sábios e santos.
Senhor, obrigado porque nos apremias a fazer tudo o que podemos e nos pedes o que não podemos! Com nossas únicas forças não podemos fazer; esta é a razão pela qual os cristãos rezam.

Meditação

Onde está meu tesouro? - Onde está meu coração? - Quais são os tesouros que devemos juntar? - Tenho muita luz no coração? - A luz de meu coração ilumina alguém?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário em 21/06/2013

Meditação

Nossa felicidade depende dos objetivos que escolhemos para nossa vida. Continuando na linha de toda a Bíblia, insiste Jesus que não nos deixemos iludir. Não poderemos ser felizes se colocarmos nossa felicidade nos bens da terra que, por si mesmos, são incertos e incapazes de nos satisfazer. Podemos e devemos usá-los, pois são dons de Deus, mas sem a eles prender nosso coração.
Oração
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Comentário sobre o Evangelho

O Sermão do Monte: «Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração»


Hoje Jesus nos dá um conselho muito prático: não tomar as coisas desta vida como um tesouro. Tendemos a acumular muitas coisas que ao final não sabemos onde pô-las. É verdade que necessitamos coisas para viver, mas o que nos faz falta acima de tudo é amor. Algum dia Deus nos chamará ao céu: que tesouros encontrarei lá?
Preste atenção!: Jesus ficou na terra, escondido na Eucaristia. Está presente em muitas igrejas. Está em todas partes! Poderia fazer isso se tivesse muitas coisas?

Meditando o evangelho

O TESOURO IMPERECÍVEL

A parábola do tesouro imperecível está calcada numa idéia corrente no judaísmo, segundo a qual existe um tesouro celeste, não sujeito à corrupção. Imaginava-se que as boas obras acumulavam crédito, a ser resgatado no dia do juízo final. Por isso, no AT, o velho Tobias aconselhou seu filho a dar esmolas, segundo suas posses. Na abundância, deveria ser generoso com os pobres. Na carência, deveria partilhar do seu pouco. A motivação dada era a seguinte: "Assim acumulas em teu favor um precioso tesouro para o dia da necessidade".
O discípulo do Reino ajunta um tesouro no céu, mediante suas boas obras. No contexto do Sermão da Montanha, estas correspondem ao conjunto de atitudes e comportamentos compatíveis com os ensinamentos precedentes - Bem-aventuranças e Antíteses -, e com o que seguirá. O discípulo encontra, neste Sermão, as pautas de ação correspondentes à vontade do Pai, para as quais está reservada a devida recompensa.
Deixar-se guiar por outros parâmetros é pura insensatez. Seria semelhante a ajuntar tesouros efêmeros, fáceis de serem destruídos e roubados.
O mais sensato é optar pelos ensinamentos de Jesus e deixar-se guiar por eles, pois são portadores de recompensa e podem garantir a vida eterna, junto do Pai. Fora das palavras de Jesus, só existe frustração.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de discernimento, que eu não me engane, ajuntando tesouros na Terra, quando só os do Céu podem garantir a vida eterna, junto do Pai.
Fonte: Dom Total em 21/06/2019 e 18/06/2021

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Onde está o teu tesouro?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

O Sermão da Montanha abre a nossa mente com princípios que libertam e orientam o nosso dia. Olhando à nossa volta, vemos tanta coisa que um dia a traça e a ferrugem vão destruir. Se entrar aqui um ladrão certamente terá com que se divertir. Não posso deixar o espaço sem nada, não apenas por estética, mas por necessidade. Todos precisamos de um suporte material para a nossa sobrevivência. No entanto, há muita coisa ao meu redor que retarda a caminhada para o que é definitivo. Ou há muita coisa aqui sobrando, que está faltando para alguém. Onde está o meu tesouro, aí está meu coração. O que tem real valor para mim? O que quero desta vida? O que busco nesta terra? Para onde estou olhando. Meu olhar é puro e límpido, ou é ruim e interesseiro? A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho for ruim, tudo ficará nas trevas. Não é à toa que se fala em olho gordo e mau-olhado. Olho gordo é o olhar da inveja e da cobiça. Mau-olhado é o olhar da maldade. Os olhos são o espelho da alma. Eles falam. Demonstram amor e carinho e demostram raiva e ódio. O ódio turva o olhar. Hoje, o Evangelho de São Mateus nos orienta a pingar um colírio inocente em nossos olhos para que eles vejam o mundo com o olhar de Jesus. Na criação do mundo, Deus viu que tudo era bom.
Fonte: NPD Brasil em 21/06/2019

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Diálogo com Mateus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

(Embora fantasioso, esse diálogo ajuda-nos a olhar em profundidade o ensinamento desse evangelho)

____Hei São Mateus, com licencinha? Dá prá gente falar sobre este evangelho um pouquinho? Olha, o Senhor desculpe o atrevimento, mas esta afirmativa “Ajuntai para vós tesouros no céu!” nos preocupa um pouco.
São Mateus ____ Sim, você vai dizer que, com base nisso, um cristão pode tornar-se alienado e não ter nenhuma preocupação com as realidades da terra.

____Exatamente São Mateus.…
São Mateus ____Pois você está enganado meu irmão, o Mestre nunca disse algo tão verdadeiro.…

___Mas São Mateus, perdoe a minha ousadia, Céu e Terra são coisas que se opõe e se contradizem, parece que a opção do Cristão só deve ser uma: com o Céu, é isso?
São Mateus ____Certo, o Céu precisa ser uma prioridade na vida do cristão, mas não entendam o Céu como um lugar Físico, aí é que está a má interpretação desse evangelho…

____Tudo bem São Mateus, Céu é estado de Espírito, significa a comunhão com Deus, mas é uma realidade do pós morte, certo?
São Mateus_____Errado! Céu é uma realidade dessa Vida…

______Opa! Então o Céu não vem depois?
São Mateus_____ O Céu já veio com a encarnação de Jesus Salvador. Nesta Vida há pessoas que vivem toda a sua existência sem saber, ou sem levar em conta essa realidade, não conseguem enxergar nada em sua frente a não ser este mundo, suas ideologias, seus projetos e preocupações.

____O Senhor falou em “enxergar” então é uma questão de ponto de vista?
São Mateus_____ Claro meu irmão, exatamente por isso que a segunda parte desse evangelho coloca os olhos, acentuando que se trata de um modo de Ver as coisas, a Vida e os acontecimentos e onde, o olho doente é aquele que não conseguiu ver nem experimentar esta Vida Nova dada por Jesus, então a sua vida não tem sentido e o seu interior é só escuridão.

____Nossa, agora entendi, juntar tesouro no céu, é quando os nossos pensamentos e ações estão sempre voltadas para esta realidade Nova, perceptível somente a Luz da nossa Fé, isso é, vivemos neste mundo em meio as realidades terrestres mas já temos esta comunhão com Deus por causa de Jesus Cristo, e temos a consciência de que caminhamos para a Plenitude, presente além desta Vida.
São Mateus _____ É isso mesmo, o homem ou a mulher que ainda não fez esta descoberta em sua vida, vive na escuridão e não alimenta essa Esperança Cristã em sua vida.

____Ah agora entendi, nossos sonhos e projetos desta vida, todos podem ser roubados e destruídos pela traça, mas quando vivemos esta vida sobre o impulso da esperança cristã, que nos projeta para o transcendente, isso ninguém rouba e jamais será destruído.
São Mateus_____ Isso mesmo, caminhar nesta v ida, ter os pés firmes no chão da história, sem alienar-se, mas ter os olhos fitos em Jesus e seu Reino, que deve ser a única e verdadeira meta.

2. Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração - Mt 6,19-23
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

O Evangelho de Mateus foi escrito há dois mil anos e, no entanto, a traça e a ferrugem continuam roendo e corroendo, e os ladrões ainda roubam e assaltam. E nós, nesse tempo todo, aprendemos a guardar o nosso tesouro em lugar seguro? Qual é o nosso tesouro? Olhemos onde está o nosso coração e teremos a resposta. Na língua hebraica, “pôr o coração” significa estar atento, prestar atenção. Para onde está voltada a nossa atenção? Para onde se volta o nosso olhar? O olhar é direcionado pelo desejo, e o desejo busca o que tem valor. Busca, então, um tesouro, de valor para uns, sem importância para outros. Ninguém busca para si o que não é bom, mas pode se equivocar na busca. Somente Deus é verdadeiramente sábio, mas o homem pode procurar amorosamente a sabedoria e alcançar a verdade, dizia o filósofo alemão Josef Pieper. É possível, dizia ele, “olhar o mundo, contemplá-lo com uma única intenção, a da verdade, constituída da realidade, que se mostra, na medida do possível, como ela é. Contemplação significa um olhar amoroso, olhar algo que se ama”. Por isso, diz o Evangelho, “onde está o teu tesouro, aí está teu coração”, e é por isso também que “a lâmpada do corpo é o teu olho”. Alguém disse antigamente: “Onde está o amor aí está o olhar”.
Fonte: NPD Brasil em 18/06/2021

HOMILIA DIÁRIA

Junte um tesouro no Céu

Junte um tesouro no Céu, coloque o seu coração para praticar o bem, o amor ao próximo, para doar o melhor de si para tantos que necessitam do amor misericordioso. Esse é o único bem que nunca passará.

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21).

Jesus está chamando nossa atenção para que não guardemos os nossos tesouros aqui na Terra. Eu fico preocupado, olhando com um certo espanto, como as pessoas vivem para trabalhar e juntar posses e tesouros aqui na Terra.
Algumas pessoas acumulam carros, outras juntam coisas menores como colares, por exemplo. Há coleções de colares, sapatos, coleções disso e daquilo. São objetos perecíveis, e onde ela vai guardando, vai acumulando aquilo. A pergunta é: “Quem vai usar tudo isso, se todos nós somos tão perecíveis, todos nós passamos como o pó da terra?
Não gastem suas energias, meus irmãos, somente trabalhando; não faça do troféu da sua vida os bens adquiridos, porque todos esses troféus são humanos e serão corroídos pelas traças desse mundo.
Junte um tesouro no Céu, coloque o seu coração para praticar o bem, o amor ao próximo, para doar o melhor de si para tantos que necessitam do amor misericordioso. Esse é o único bem que nunca passará, é a única riqueza que ficará guardada para a eternidade. Dê o melhor de si para amar o seu próximo.
Temos, hoje, o exemplo do jovem São Luís Gonzaga, a quem celebramos com muito amor e devoção. Um jovem de família cristã, muito bem educado pela mãe para os valores eternos, por isso ele fez do Evangelho o grande tesouro da sua vida.
São Luís foi um sacerdote zeloso e dedicado da ordem do Papa Francisco: os jesuítas. Assim como o Papa, o santo dedicou-se aos pobres, aos doentes, aos necessitados, porque fez do Evangelho a grande riqueza da sua vida.
Que nós saibamos escolher os verdadeiros tesouros, aqueles que permanecem.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 21/06/2013

HOMILIA DIÁRIA

Deus deve ser o tesouro da nossa vida

Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6,20-21).

Se pararmos para fazer uma revisão de vida, vamos perceber que acumulamos coisas demais. Olha como está o nosso guarda-roupa, nossa cozinha, nossa casa. Às vezes, colecionamos, guardamos coisas que ninguém sabe para que serve ou quem vai usar.
Pessoas do Evangelho não podem ser pessoas do acúmulo, mas sim pessoas que distribuem, que têm apenas o essencial, o necessário. Às vezes, juntamos coisas demais, aqui na Terra, e até traças demais. Vamos juntando desde a mãe que coleciona pano de pratos, que ninguém sabe quando vai usar, até aquele que coleciona tantas coisas em demasia, que nem cabe no seu quarto, roupas que guardamos, mas que ninguém sabe quem vai usar tanta quantidade.
Quando a pessoa morre, é uma dificuldade distribuir tantas coisas que essa pessoa juntou. Não acumulemos nem juntemos coisas.
O Evangelho de hoje, inclusive, fala sobre tesouros. Tesouro é quando a pessoa, de fato, coloca nos bens materiais o sentido de toda a sua vida, quando a pessoa só pensa em dinheiro, só pensa em juntar e acumular.
O problema é a cobiça, pois o olho é a luz do corpo. Se o seu olho é cobiçoso, você será uma pessoa cobiçosa, vai viver da cobiça, do desejar, do ter mais, e nunca estará satisfeito com o que tem. Mas se o seu olho é sadio, o seu corpo e toda a sua vida será iluminada.

Se Deus é o tesouro da nossa vida, podemos até ter outros tesouros aqui na Terra, mas saberemos usá-los de forma justa

Eu sempre priorizo quem trabalha, quem faz as suas economias, quem junta o seu dinheiro para comprar a sua necessidade. Isso é muito bom, é necessário, importante e fundamental.
Não vamos ser aquelas pessoas sem juízo, pois não é isso que o Evangelho está provocando em nós. Vamos ser pessoas justas, que sabem viver a cada dia. Não vamos ser aquelas pessoas que simplesmente pegam o dinheiro, colocam-no debaixo do colchão e depois não serve para nada, porque, quando morre, o que a pessoa leva consigo?
De tudo que acumularmos, vivamos a generosidade do distribuir, do partilhar, do compartilhar e de ter uma vida correta, justa, ordenada e organizada. Nada de acúmulos desnecessários, nada de vivermos a cobiça desenfreada, nada de colocarmos o sentido da nossa vida nos bens materiais.
Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Se Deus é o tesouro da nossa vida, podemos até ter outros tesouros aqui na Terra, mas saberemos usá-los de uma forma justa, correta e evangélica.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 21/06/2019

HOMILIA DIÁRIA

Voltemos o nosso olhar para os valores eternos

Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam” (Mateus 6,19).

O que é a vida humana? O que é viver nesta Terra? Para alguns ou para muitos é somente trabalhar para juntar os seus tesouros, os seus bens. A pessoa chega numa certa idade da vida e pergunta: “O que eu acumulei nesta vida?”. Ela vai olhar o que tem. Mas tudo isso passa, os ladrões assaltam, roubam, e mais do que isso, roubam o nosso coração, porque onde está o nosso tesouro, é lá que está o nosso coração. Por isso, quando perdemos as coisas materiais, o coração fica destroçado, porque onde está o teu tesouro, o coração está ali focado e junto. Não acumulemos os tesouros deste mundo.
É justo trabalhar para ter uma vida justa, é justo trabalhar para ter uma vida ordenada e organizada, o que não é justo para nossa saúde mental e espiritual é colocarmos o sentido da vida nessas coisas, naquilo que acumulamos.

A grande herança espiritual são os valores, não os valores financeiros, mas os valores eternos

Você pode, durante a sua vida, construir um palácio para você morar… Mas cuidado! Porque muitos que deixaram como herança palácios para os seus filhos, deixaram confusão, divisão e brigas. Outros não deixaram nada material, mas a grande herança espiritual são os valores, não os valores financeiros, mas os valores eternos, de bondade, de amor, os valores espirituais, os verdadeiros valores da alma.
Vamos juntar, acumular tesouros espirituais, vamos acumular virtudes. Que beleza quando você olha para uma pessoa que passou no meio de nós e diz: “Quanta bondade, quanto amor, quanto desprendimento!”; do outro vai dizer: “Era rico. Tinha tudo, mas no fundo não tinha nada, era ganancioso, orgulhoso, opulento, só pensava em si”.
Você leva para o cemitério os dois, pode até fazer bonito ali, ornar do jeito que quiser o lugar onde o rico vai ser enterrado, mas a chuva vem e fica tudo igual. O que permanece? Aquele tesouro que acumulou no Céu, aquela poupança que fez no Céu, que são os valores espirituais cultivados na vida: a bondade, o amor, os atos de misericórdia, o cuidado para com os pobres, o perdão dado, a reconciliação semeada. Esses bens ninguém pode roubar de nós!
O olho é a luz do corpo, é a luz da vida, onde está o nosso olhar é ali que brilha a nossa vida. Que o nosso olhar se volte para os valores eternos e não para os bens deste mundo.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 18/06/2021

Oração Final
Pai Santo, envia-nos o teu Espírito para que saibamos discernir o tesouro verdadeiro e nos dá força e coragem para vencermos as seduções do mundo, que tanto apelam aos nossos sentidos. Nós te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/06/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, aos olhos da sociedade de consumo em que vivemos, a Mensagem do Cristo parece uma loucura. Dá-nos, amado Pai, sabedoria e coragem para vencer as ilusões do mundo – elas são tão sedutoras… – seguindo a Verdade, o Caminho e a Vida: o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/06/2019

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, teu Amor vale mais do que a Vida! Dá-nos o coração puro, a alma simples, o olhar limpo e claro que possa iluminar a nossa caminhada de volta ao Lar Paterno – a tua Morada Santa – unidos com todos os peregrinos que colocaste ao nosso lado nesta vida e seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/06/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário