segunda-feira, 8 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 6 de maio, Sábado, 4ª Semana da Páscoa


6 de maio, Sábado, 4ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 6 de maio, Sábado, 4ª Semana da Páscoa.

- A oração tem o mesmo requisito básico que a música: para que ela brote, é necessário o silêncio. Este silêncio não tem valor em si mesmo; este silêncio é o instrumento da escuta. Procura reduzir o volume do ruído. Procura abrandar todos os sons que te golpeiam os ouvidos. Deixa que eles cessem de te agitar. E, nesta paz, começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 7 a 14:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".

- Os discípulos não foram capazes de reconhecer na presença visível de Jesus as palavras e obras do Pai. A condição para ver o Pai no Filho é acreditar nessa união íntima entre ambos. O Filho sempre fala do Pai e o Pai faz suas obras através do Filho. E mais: essa obra terá continuidade pelas mãos dos discípulos e discípulas missionários de Jesus. Peça ao Senhor que te ajude a superar o medo, a dúvida, e aumente sua fé Nele.

- Se conhecemos Jesus, então conhecemos o Pai, pois Cristo não pára de nos mostrar o Caminho que nos leva ao Pai. Porque não o seguimos? Porque não agimos como Ele?

- "Quem me viu, viu o Pai.”, diz Jesus. Filipe queria ver o Pai, mas não conseguiu vê-lo em Jesus. Jesus interpelou Filipe dizendo que apesar de muito tempo juntos, Filipe não o conhecia. O ato de conhecer significa não um conhecimento teórico ou racional, mas um conhecimento de fazer experiência. Quanto mais relacionarmos com Jesus, mais teremos conhecimento dele e do projeto do Pai. Mas o evangelista sempre alerta: isso é possível com o olhar penetrante da fé.

- Termina sua oração neste sábado pedindo ao Senhor, pela intercessão de Maria, que aumente em você a fé, a confiança Nele.

- Ave-Maria, Cheia de Graça, O Senhor é Convosco, Bendita Sois Vós entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, Rogai por nós, pecadores Agora e na hora da nossa morte, Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário