segunda-feira, 8 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 5 de maio, 6ª feira, 4ª Semana da Páscoa


5 de maio, 6ª feira, 4ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 5 de maio, 6ª feira da 4ª Semana da Páscoa.

- Na tradição dos monges ortodoxos, a oração é vivida sobretudo como uma procura da sobriedade. Não somente de uma vida sóbria nos bens materiais, mas, acima de tudo, uma vida sóbria nas palavras, nos pensamentos, na imaginação, nas vozes que levamos dentro de nós, nos ressentimentos e medos que transportamos. Hoje, pede ao Senhor esta sobriedade, para a tua oração e para a tua vida. E começa assim a tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 1 a 6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.' Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

- Quando nosso coração está perturbado, Jesus nos fala como também fez com seus discípulos. Ele reanima nossa fé e diz que deseja que estejamos com Ele por toda a eternidade. Ele é o caminho; não há outro para onde correr, a não ser para o colo amoroso de Deus. Jesus mostra o caminho para se viver conforme os mandamentos de Deus e ajuda a encontrar a felicidade. Não deixe que o sofrimento e a perturbação te impeçam de perceber o caminho, em meio ao nevoeiro que embaça a visão. Peça ao Senhor que te ajude a escolher o caminho do amor e salvação.

- Como seguir o caminho de Jesus hoje? Como viver a sua Verdade? Como partilhar a Sua Vida?

- 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, diz Jesus. Que possamos responder como na música litúrgica Vós sois o caminho:

VÓS SOIS O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA,
O PÃO DA ALEGRIA DESCIDO DO CÉU!

1. NÓS SOMOS CAMINHEIROS QUE MARCHAM PARA OS CÉUS
JESUS É O CAMINHO QUE NOS CONDUZ A DEUS.

2. DA NOITE DA MENTIRA, DAS TREVAS PARA A LUZ,
BUSQUEMOS A VERDADE: VERDADE É SÓ JESUS!

- Termina sua oração dizendo ao Senhor: Vem, Senhor, em auxílio da minha fé vacilante. Ajuda-me resistir a tantas tempestades que se formam… não deixe que o sofrimento e a perturbação me impeçam de perceber o caminho, em meio ao nevoeiro que embaça a visão. Que os olhos da fé me ajudem a escolher o caminho do amor e salvação.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário