quinta-feira, 25 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 25 de maio, 5ª feira, 7ª Semana da Páscoa


25 de maio, 5ª feira, 7ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 25 de maio, quinta Feira da 7ª Semana da Páscoa.

- No Evangelho de hoje Jesus continua a oração dirigida ao Pai pela unidade dos discípulos, não só por aqueles que caminham com Ele, mas por todos os que irão crer pelo testemunho de unidade deles. É uma oração que brota do seu referencial de unidade com o Pai. Ele dirige-se ao coração do Pai pedindo por todos os crentes de todos os tempos, de todas as gerações e em toda a face da Terra; tem presente todos e todas. Tudo o que Jesus pede ao Pai é a vivência da unidade, reza por nossa união e por nossa comunhão. Essas palavras atravessam os séculos e chegam até nós hoje com a mesma intensidade com que foram pronunciadas por Jesus. Peça ao Senhor um coração aberto para acolher a oração que Jesus faz pela unidade, e que esta unidade cresça em seu coração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 17, versículo 20 a 26:

Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um, eu neles e tu em mim. Sejam assim consumados na unidade, e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como amaste a mim. Pai, eu quero que os que tu me destes estejam comigo, onde eu estou, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes reconheceram que tu me enviaste. Eu lhes dei a conhecer o teu nome, e o darei a conhecer, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja nele.

- Esta oração tem como fundamento a unidade de Jesus com o Pai, e o seu pedido pela unidade de todos os que creem e dos que irão crer através do testemunho daqueles que vivem esta unidade. O modelo da unidade é Jesus mesmo e o Pai. Um ideal que pode parecer distante quando olhamos nossas fragilidades, porém escutando atentamente o texto nos encontramos presentes nesta súplica de Jesus ao Pai. Este evangelho orante acompanha a cada um de nós em nossa desafiadora missão pela unidade, sobretudo nos tempos atuais. Ela é a fonte que nos ajuda, força e ousadia para testemunharmos a nossa fé com a entrega da própria vida. Peça ao Senhor a graça de viver a comunhão a unidade deixada por Ele, e que a oração de Jesus atinja o seu coração para sejas um construtor de unidade e de paz!

- Como você tem vivido a comunhão com Deus e com seus irmãos e com as irmãs? Você é portador e portadora de unidade? Você tem ajudado a destruir barreiras e construir pontes?

- “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.” Veja o que nos diz a letra de uma música do Pe. Ney, ele traz o sonho de Jesus que é o mesmo sonho de Deus: que sejamos um.

Sejamos um para que o mundo creia.
Sejamos um para que o mundo creia.
Sejamos um, irmãos, sejamos um, irmãs,
E o mundo há de crer.
Assim como Jesus está no Pai
Como também o Pai está no Filho
Sejamos nós perfeitos na unidade
E o mundo reconheça o amor de Deus.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de ser testemunha da unidade, crescendo na comunhão consigo mesmo, na relação com os irmãos e irmãs, na vida em família, no trabalho e na missão de cada dia, tendo como referencial a comunhão entre Jesus e o Pai.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário