quinta-feira, 25 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 17,20-26 - 25/05/2023


Tenha uma experiência de amor com a Santíssima Trindade

“Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: ‘Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim’” (João 17,22-23).



Continua a oração de Jesus no capítulo 17, do Evangelho de São João. Uma belíssima oração que Jesus fez antes da Sua entrega total por amor aos Seus discípulos. E a oração de Jesus continua, Ele pede: “Eu neles e tu em mim”. O Pai está no Filho, o Filho está em nós, então, nós somos a visibilidade de Deus.
Que responsabilidade nós recebemos! Vou repetir: “Eu neles e tu em mim”; ou seja, o Pai está no Filho, o Filho está em cada um de nós. Por isso, somos essa visibilidade de Deus, somos o meio pelo qual Deus escolheu para apresentar-Se ao mundo. Por isso, tudo em nós deve falar dessa comunhão íntima de amor que Deus tem para com cada um de nós.
Para falar da unidade da pessoa de Jesus, você sabe que existe na teologia uma terminologia chamada “união hipostática”. Um nome bonito, parece estranho para alguns, mas a união hipostática é a união das duas naturezas na pessoa do verbo, Jesus Cristo — a natureza divina e a natureza humana estão unidas em Jesus.
Agora, para falar da unidade das pessoas na Santíssima Trindade, temos um movimento; é uma outra palavra, chamada “Pericorese”, isso está na teologia trinitária. A Pericorese é uma palavra difícil, mas ela fala da circulação de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Tudo em nós deve falar dessa comunhão íntima de amor que Deus tem para com cada um de nós

O que circula no interior da Santíssima Trindade é esse amor. Apesar de manterem as suas identidades — o Pai é o Pai, o Filho é o Filho, o Espírito Santo é o Espírito Santo —, mas as três pessoas, cada uma delas está totalmente na outra, cada uma delas é reflexo da outra.
Por isso, nós pegamos dessa explicação da Santíssima Trindade e sobre as naturezas em Jesus Cristo, para chamar atenção à nossa responsabilidade. Esse mistério de amor está dentro de mim e dentro de você. Foi esse mistério que Jesus colocou dentro de mim e de você, quando Ele escolheu habitar o nosso coração. Na verdade, eu disse esses elementos aqui para você tomar consciência que Deus habita em você!
Tornamo-nos uma passagem do amor de Deus para que cada ser humano experimente esse amor. Por isso, nós somos consagrados inteiramente a esse amor de Deus e devemos deixar que tudo em nós seja a visibilidade d’Ele. Então, os seus gestos, as suas palavras, os seus sentimentos, tudo precisa refletir Deus, porque você é esse reflexo da Santíssima Trindade — do Pai, do Filho e do Espírito Santo; essas três pessoas que moram dentro de nós pela graça do nosso batismo e somos morada de Deus.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário