terça-feira, 23 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 23 de maio, 3ª feira, 7ª Semana da Páscoa


23 de maio, 3ª feira, 7ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 23 de maio, 3ª feira da 7ª semana da Páscoa

- A narrativa do evangelho de hoje nos recorda a oração de Jesus por seus discípulos, os que o acompanharam e também por nós, seus discípulos hoje, conhecida como “Oração Sacerdotal”. Jesus é puro amor e doação. É todo cuidado, fortalece os discípulos para a missão e vive em unidade com o Pai, na certeza de que é Ele quem tudo conduz. Peça ao Senhor, a graça, de como Jesus, reconhecer no Pai, o Deus da vida que ama, sustenta, conduz sua vida e missão.

- Escuta o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,1-11a

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti".

- Jesus ergue os olhos ao céu, Ele fez esse gesto em diversos momentos da sua vida. Ele experimenta uma profunda relação de intimidade filial não se perde a relação amorosa, confiante e de fidelidade com o Pai do céu que tudo conduz. Jesus não se descuida, procura fortalecer os discípulos para continuar a sua missão amparados pelo Pai, para seguirem firmes, testemunhando seus ensinamentos na vivência fraterna no mundo. Agradeça ao Senhor, o amor e a contínua presença em sua vida, que o faz permanecer unido ao Pai.

- Como Jesus, tenho alimentado a experiência filial de amor e confiança em Deus? Tem gastado a sua vida com os irmãos, seguindo o exemplo de Jesus? Deixa que Ele oriente seus pensamentos, atitudes?

- “Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu”. É a oração de Jesus, por nós. Abramos nosso coração, e peçamos como o poeta Zé Vicente: Vem me habitar: vem me habitar

Mestre amado, doçura minha
Vem, vem me habitar
Vem, vem me transformar
Deixa me ser a tua ternura
Deixe me ser a luz do teu olhar
vem, vem me habitar

Mestre bondoso tão carinhoso
Vêm, vem me habitar,
Vem vem me transformar
Deixe-me ser a tua justiça
Deixe-me ser tua paz infinita
vem, vem me habitar

Mestre dos mestres caminho e vida
Vem, vem me habitar
Vem, vem me transformar
Deixe-me ser a tua verdade
Deixe-me ser tua fidelidade
vem, vem me habitar

Deixe que eu publique
As maravilhas do meu Deus
Ó paz, ó loucura, ó encanto, ó ternura
Vem, vem me habitar para o mundo transformar
Vem, vem me habitar para este mundo transformar...

- Termina sua oração, silenciando, erguendo os olhos aos céu, dando graças ao Senhor pelo amor infinito de Jesus, pela sua vida doada, por Ele desejar habitar em nós, pela possibilidade de cada bela ação, ser ação Dele mesmo.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário