terça-feira, 23 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 17,1-11a - 23/05/2023


Encontre em Jesus o caminho para a vida eterna

“Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo” (João 17,3).



Estamos, meus irmãos e minhas irmãs, nos discursos de despedida de Jesus. No Evangelho de São João, hoje, lemos um trecho do capítulo 17, onde estão os discursos de despedida de Jesus. E Ele apresenta, hoje, este pedido ao Pai do Céu.
A vida eterna não é um lugar geográfico. Jesus fala hoje da vida eterna, e não é um lugar para onde nós devemos ir. A vida eterna é uma Pessoa, este lugar é Jesus! A vida eterna é Deus.
Por isso, quando nós encontramos o Cristo, mergulhamos numa vida plena. Nada se torna como antes, nada é mais como antes porque, quando nós encontramos Jesus, descobrimos a verdadeira alegria e felicidade.
Jesus trouxe essa vida para bem perto de nós, Ele nos aproximou desta verdade. Encarnando-Se, Ele nos permitiu o acesso a esta vida, através da Sua pessoa. É a vida de Jesus, é a pessoa de Jesus quem nos conduz à vida eterna.

Quando nós encontramos Jesus, nós encontramos o caminho para a vida eterna

Passamos a entender aquilo que realmente vale a pena daquilo que não vale a pena. Aprendemos a distinguir o que é verdadeiro daquilo que é falso; aquilo que é bom daquilo que é mau; aquilo que nos salva, de fato, de verdade. Quando nós encontramos Jesus, nós encontramos o caminho para a vida eterna. É justamente isso que Jesus está falando na Sua oração para o Pai, é isso que Ele está pedindo diante do Pai para os Seus discípulos.
Que todos nós encontremos esse caminho da felicidade, que todos nós encontramos esse caminho de vida plena.
E essa mudança de paradigma, essa mudança de conceitos, essa mudança de valor pode vir através de um encontro religioso, mas ela também pode ser experimentada no momento de dor, numa perda, numa tribulação, no impacto causado por algum acontecimento da nossa vida, podemos redescobrir isso.
Quantas pessoas testemunham, até mesmo, no momento de dores e de tribulação, reencontrar o sentido da vida. Reencontraram uma nova forma de viver, de escolher as coisas, de fazer opções na sua vida, encontraram o caminho da vida eterna, encontraram Jesus.
Essa é a vida doada por Deus, a cada um de nós, a vida eterna. Por isso, vivamos essa vida unidos a Cristo para que, eternamente, estejamos unidos a Ele na Sua ressurreição, para que nós tenhamos, um dia, a possibilidade de vivermos unidos a Ele, ao Pai e ao Espírito Santo para sempre. Será uma alegria indizível, será uma alegria inexplicável que todos nós vamos gozar, um dia, participando hoje, desde já, da vida de Cristo.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário