domingo, 7 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 14,1-6 - 05/05/2023


Cristo é o caminho que conduz você ao coração do Pai

“Naquele tempo, Tomé disse a Jesus: ‘Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim’” (João 14,5-6).



Esta é uma afirmação que nos dá a certeza de que ninguém pode se salvar sozinho, ninguém é capaz de fazer o seu caminho sozinho. Todo fiel precisa reconhecer, como fez Tomé: “Senhor, não sabemos chegar à finalidade da nossa vida sozinhos”. “Não sei, Senhor, caminhar para a finalidade da minha existência”. “Não temos condições de reger a nossa vida sozinhos. Ensina-nos, Senhor. Ensina-nos a estrada. Seja para nós a estrada, seja para nós o caminho e a direção a seguir. Seja para nós, Senhor, a força para irmos até o fim”.
São essas três realidades que Jesus apresentou aqui, realidades que ficaram condensadas nessas três palavras ditas por Jesus: “odós” (do grego) — que é caminho —, “aleteia” (do grego) — que é a verdade —, e “zoé” (do grego) — que é a vida.

Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. A nossa realidade de vida precisa se pautar sobre Ele

Jesus, em primeiro lugar, demonstrou-se como a via, o caminho, a possibilidade real de chegarmos à vida eterna e ao coração de Deus. Tem o nome Jesus Cristo, Ele é a nossa única possibilidade, é o caminho para nos levar ao coração do Pai. Depois, Jesus é a verdade que guia as nossas escolhas ao longo desse caminho, não são verdades impostas, mas são verdades que derivam da vida de Jesus, de um exemplo que Ele mesmo nos deixou. São riquezas de direções que norteiam as nossas escolhas e que nos fazem livres de verdade.
Jesus é o Caminho, a Verdade e, por fim, Jesus é a Vida. “Zoé”, essa palavra é muito forte porque é plenitude, é a vitalidade. É a plenitude de vida que nós precisamos para chegarmos à nossa finalidade. Aqui nós podemos dizer que zoé, a “vida” é muito maior do que a saúde física, é não deixar morrer dentro de nós um coração que ama a Cristo; um coração que realmente quer amar o seu Senhor.
Porque, mesmo num leito, mesmo numa situação frágil de saúde, a vida de Cristo escorre pelas nossas veias bombeando o nosso coração com o amor de Deus. Você pode até experimentar uma fragilidade na sua saúde física, mas o seu coração não vai deixar nunca de receber o Sangue de Cristo, o amor de Cristo, a vitalidade que vem do coração d’Ele.
Então, Jesus sintetizou para Tomé e para cada um de nós, nessas três realidades: Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. A nossa realidade de vida precisa se pautar sobre Ele, que é para nós salvação.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário