domingo, 7 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 14,1-12 - 07/05/2023


Acalme o seu coração e confie nos cuidados de Deus

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós’” (João 14,1-3).



Meus irmãos e minhas irmãs, estamos hoje no 5º Domingo da Páscoa, celebramos a presença do Senhor vivo no meio de nós e nas nossas comunidades. E precisamos, com essa palavra da Ressurreição, obedecer ao que Jesus pediu: “Não perturbe o vosso coração. Confia em mim e acalma o teu coração”, Jesus nos diria hoje. São estas as palavras que Jesus dirige à Sua comunidade, aos Seus discípulos.
Muitas vezes, na nossa vida, nos preocupamos e nos angustiamos pensando: “Será que vai ter lugar para mim?”, “Será que Deus vai se recordar de mim?”, “Será que Deus vai me atender?”, “Será que Deus vai ouvir a minha súplica?”.
Deus existe, mas Ele não é você. Nós não somos Deus, e nós precisamos parar com essa mania de querer brincar de ser Deus. Essa brincadeira nos tira a paz. Perturbamos o nosso coração quando queremos brincar de ser Deus, e essa brincadeira é trapaceira, é cruel e,  literalmente, não tem graça. Porque se nós queremos ocupar o lugar de Deus para poder viver as nossas realidades e tomar conta da nossa vida sozinhos, o nosso coração vai perder a paz e nós vamos perder esse estado de comunhão com Ele.

Cuide de colocar a paz no seu coração, resolvendo as suas pendências

Lembra daquelas mágicas que eram feitas na televisão? No começo, os mágicos diziam: “Não tentem fazer isso em casa”, então, é a mesma advertência para nós discípulos de Jesus: não brinquemos de ser Deus, porque nós podemos perturbar o nosso coração. E o problema é que não é só o nosso coração, mas perturbamos tudo que está a nossa volta. As pessoas que estão perto de nós, muitas vezes, têm que colher duras consequências da nossa mania de querer ser Deus, de brincar de ser Deus, de querer se salvar sozinho, de achar uma solução para tudo sozinho.
Jesus está preparando um lugar para nós — Ele disse isso para os Seus discípulos. Por isso, fique muito tranquilo, a nossa morada eterna vai ser bem caprichada, Jesus não vai nos decepcionar. Sobretudo, tratando-se da mobília da nossa casa na vida eterna, fique tranquilo! São José era carpinteiro, então, os móveis vão ser de primeiríssima qualidade. Não perturbe o seu coração.
Cuide de colocar a paz no teu coração, perdoando quem você precisa perdoar, confessando os seus pecados, resolvendo as suas pendências, porque o resto deixamos com Deus; do resto, Ele se ocupa.
Inclusive, na Primeira Leitura de hoje, nós vimos a escolha dos sete diáconos para cuidar das coisas extraordinárias das comunidades. Por exemplo, o cuidado das viúvas, a situação em relação às viúvas que estavam sendo descuidadas. São escolhidos esses sete diáconos para que os apóstolos estivessem livres para pregar a Palavra de Deus. É isso, vamos cuidar daquilo que nos compete, e o restante vamos deixar para Deus cuidar, e Ele cuida muito bem, pois sabe do que nós precisamos.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário