quarta-feira, 19 de abril de 2023

Palavra se fez carne - 17 de abril, 2ª feira, 2ª Semana da Páscoa


17 de abril, 2ª feira, 2ª Semana da Páscoa


- Hoje é 17 de abril, 2ª feira, 2ª Semana da Páscoa.

- Um fariseu ir falar com Jesus no meio da noite. Mas esta conversa foi diferente das que Jesus costumava ter com fariseus. Jesus mostra-se aberto a Nicodemos, mesmo sendo ele fariseu. Assim como Nicodemos, faça a experiência de nascer do alto, acolhendo o dom do Espírito Santo e renovando o seu chamado como discípulo e discípula do Senhor Jesus.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 3, versículo 1 a 8:

Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele". Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus". Nicodemos disse: "Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?" Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus". Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito".

- Nascer de novo significa nascer do alto, que remete a algo superior. A proposta de Jesus é o novo nascimento pela água e pelo Espírito Santo. Dessa forma, Nicodemos poderá entrar no Reino de Deus. Quem permanece na carne permanece na realidade humana, limitada, mortal, fechada em seu próprio egoísmo. Quem nasce do Espírito transforma-se em pessoa impulsionada por Deus. As águas do batismo cristão deve gerar vida interior, por isso nascer do alto significa estar atento ao vento do Espírito, que sopra onde quer. Pode-se ouvir soprar, mas não se sabe de onde vem e nem para onde vai. Aquele que nasceu do Espírito deixa-se conduzir por ele. Assim como Nicodemos, faça a experiência de nascer do alto, acolhendo o dom do Espírito Santo e renovando o seu chamado como discípulo e discípula do Senhor Jesus.

- Jesus diz a Nicodemos que o vento sopra onde quer. É fácil para você manter o coração aberto à diferença e à surpresa? Um coração aberto ao Espírito Santo?

- “Quem crer e for batizado será salvo”. Somos chamados hoje a crer e dar sentido de nossa fé, fazendo com que ela dê frutos saborosos ao mundo. Uma fé sem obra está morta. O Papa Francisco lembra das sete obras de misericórdia chamadas «espirituais»:

“Certamente todos se recordam de uma que entrou na linguagem comum: «Suportar pacientemente as pessoas inoportunas». E há; há muitas pessoas inoportunas! Poderia parecer algo sem importância, que nos faz sorrir, mas contém um sentimento de caridade profunda; e assim é também para as outras seis, que é bom recordar: aconselhar os que têm dúvidas, ensinar os ignorantes, advertir os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos. São ações diárias!”

- Conclua tua oração pedindo ao Senhor que te ajude a identificar os lugares da tua vida onde o vento precisa soprar mais intensamente para tirar a poeira. Pede-lhe que o vento do Espírito te invada.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário