quarta-feira, 19 de abril de 2023

Palavra se fez carne - 16 de abril, 2º Domingo da Páscoa


16 de abril, 2º Domingo da Páscoa


- Hoje é dia 16 de abril, 2º Domingo da Páscoa.

- O evangelho de hoje mostra os discípulos com medo das autoridades dos judeus. Mais que as portas do recinto, eles estavam com o coração fechado. Quando nós fechamos a “porta do coração”, não percebemos sinais de ressurreição, não percebemos o Cristo ressuscitado, perto de nós. Os discípulos estavam com medo e, por isso, se trancaram. Mas Jesus não desiste e insiste com eles e conosco. Mesmo estando com as portas e os corações fechados, ele entra, se coloca no meio deles, desejando-lhes a paz. A paz é o primeiro desejo de Cristo depois da ressurreição. Peça ao Senhor que te ajude a ter o coração aberto e sem medo de acolher Jesus, o Cristo Ressuscitado.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 20, versículos 19 a 31:

“Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: — Que a paz esteja convosco! Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. Então Jesus disse de novo: — Que a paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. Depois soprou sobre eles e disse: — Recebam o Espírito Santo. Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados. Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de “o Gémeo”, não estava com eles quando Jesus chegou. Então os outros discípulos disseram a Tomé: — Nós vimos o Senhor! Ele respondeu: — Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não acreditarei! Uma semana depois, os discípulos estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: — Que a paz esteja convosco! Em seguida disse a Tomé: — Vê as minhas mãos e põe o teu dedo nelas. Estende a mão e coloca-a no meu lado. Não duvides mas acredita! Então Tomé exclamou: — Meu Senhor e meu Deus! — Porque me viste acreditas? — disse Jesus. — Felizes os que não viram, mas assim mesmo creram! Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele.”

- Jesus depois de desejar a paz, mostra-lhes as mãos e o lado. Prova que é ele mesmo que está ali e não um fantasma. Ao reconhecerem Jesus, seus medos se dissiparam. Eles viram que não estavam sozinhos. Começava um novo tempo e eles seguiriam adiante na missão. Desejando a paz, Jesus os envia em missão. Oito dias depois Jesus se dirige a Tomé e pede que ele coloque as mãos nas suas chagas. Somente assim Tomé acreditou fazendo a sua bela profissão de fé, dizendo: “Meu Senhor e meu Deus’’. Diga você ao Senhor: Eu creio, mas aumentai a minha fé.

- O que significa a paz esteja convosco? Será que sou uma pessoa que leva a paz?

- “Meu Senhor e meu Deus!”. Que também nós possamos dizer do profundo de nós mesmos, em nosso dia a dia, essa profissão de fé. Rezemos com o poema e música de Eugênio Jorge:

Meu Senhor e meu Deus
Meu Senhor e meu Deus
Meu Senhor e meu Deus
Eu creio, mais aumenta minha fé
Dá-me uma fé viva
Dá-me uma fé nova
Traduzida na vida
Testemunhada no amor pelos irmãos
Meu Senhor e meu Deus
Meu Senhor e meu Deus
Meu Senhor e meu Deus
Eu creio, mais aumenta minha fé

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que se renove nossas esperanças e nossas ações a cada dia para que caminhemos renovados e firmes na fé.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário