terça-feira, 4 de abril de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 21,1-11 - 02/04/2023


Exalte o Rei Jesus e siga com disposição o caminho da cruz

“As multidões que iam na frente de Jesus e os que O seguiam, gritavam: ‘Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!’. Quando Jesus entrou em Jerusalém, a cidade inteira se agitou, e as pessoas diziam: ‘Quem é este homem?’. E as multidões respondiam: ‘Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia’”. (Mateus 21, 9-11)



Hoje, com a celebração do Domingo de Ramos, nós iniciamos a Semana Santa, a Semana Maior. E a Semana Santa começa, justamente, com a lembrança da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Jesus — que sempre se opunha a qualquer manifestação pública, que fugia quando o povo queria acalmá-lo como Rei —, agora, permite ser reconhecido como Messias, como um Rei Salvador.
Ele é Rei, porém, um Rei como nunca se havia visto, um Rei humilde, sem carruagem que chega montado num jumentinho, que terá como trono o lenho da cruz, que escolhe o último dos lugares, lugar que ninguém quer.

Exaltemos a Jesus e sigamos com disposição o caminho da cruz

Ele é aclamado por “Hosana ao Filho de Davi”, e tudo isso causa uma grande agitação em toda cidade de Jerusalém.  As pessoas perguntavam: “Quem é este Homem?”. Com certeza, os moradores, ali de Jerusalém, estavam confusos com toda aquela movimentação, eles não tinham a clareza da grandeza do reinado de Cristo — e muitos de nós, ainda hoje, não temos essa clareza, não compreendemos a grandeza do Seu reinado —, mas, mesmo assim, aquelas pessoas estenderam pelo caminho os mantos, as vestes, ergueram folhas de oliveira, em sinal da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, vitória que estava já prestes a alcançar.
Por isso, meus irmãos, a celebração de hoje nos convida a já contemplarmos a glória do Senhor, a glória deste Rei humilde, que tem como o seu trono a cruz, esse Rei eterno que nos prepara para perfeita compreensão do valor da Sua cruz. Este é o sentido deste dia: nós aclamamos Jesus como Rei e nos abrimos à compreensão do Seu reinado.
Exaltemos o nosso Rei eterno e sigamos com disposição este caminho, o caminho da Semana Santa, caminho que nos conduzirá ao triunfo final, no trono da sua cruz.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário