sábado, 18 de fevereiro de 2023

Palavra se fez carne - 18 de fevereiro, sábado, 6ª semana do Tempo Comum


18 de fevereiro, sábado, 6ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 18 de fevereiro, sábado da 6ª semana do Tempo Comum.

- Caminhamos com o Senhor, firmes em Sua Palavra. Atentos, nosso olhar não se desvia d’Ele e Ele nos guarda nos caminhos da vida. Peça a Deus a fidelidade a Sua Palavra; que Ela sempre encontre acolhida em teus ouvidos e morada em teu coração.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 9, versículos 2 a 13:

- Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

- Nossa vida está sempre diante do Senhor. Ele transfigura a realidade e nos coloca em sintonia com seu projeto. Basta escutar a sua voz. Ela nos conduz em direção ao outro que, necessitado, clama nosso auxílio. Converse com Deus sobre teu desejo de ser solidário com os que não se deixam transfigurar pela Palavra do Senhor ou não se abrem à graça da Sua presença e se colocam fora da tenda do Seu amor.

- Tens consciência das exigências que assume uma vida que escolhe trilhar os caminhos do Senhor? Estás pronto a oferecer também a tua vida como fez Jesus em favor dos teus irmãos e irmãs?

- “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” Esta é a condição para sermos discípulos de Jesus: escutá-lo. Esta é a única exigência que o Pai nos faz: amá-lo deixando orientar-se pela voz do Filho amado. A verdadeira transfiguração é diálogo amoroso que percorre o caminho da Palavra. Elias e Moisés bem que dão testemunho desta verdade: permanecer na Palavra de Deus é fonte de salvação e de vida nova. Ao ouvir o poema de J. Zubiaurre deseje também contemplar o Senhor transfigurado:

Olhar-te lentamente,
isto é tudo.
Olhar-te lentamente.
E assim,
algo se move dentro de mim.
Olhar-te lentamente,
nada mais, isto é tudo,
olhar-te lentamente.
Porque eu de mim o que tenho,
se tu não me concedes
teu fogo, teu amor,
teu ar, teu vento?

- Termine tua oração pedindo a graça de transfigurar o teu olhar. Tuas ações sejam em conformidade aquilo que Deus pede de ti: em tudo, escutar o que Ele diz. Peça ouvidos atentos a Sua Palavra e procures sempre transparecer a vida nova dos que a experimentam como vencedores da luta e da dor. Morte e Ressurreição são realidades na vida de quem crê.

- Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário