sábado, 18 de fevereiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 9,2-13 - 18/02/2023


Fortaleça a sua experiência de oração com Deus

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles” (Marcos 9,2).



A montanha, no contexto bíblico, sempre representou o lugar da presença e da manifestação de Deus. Lugares teofânicos e epifânicos, ou seja, da manifestação de Deus, da presença de Deus, lugar do encontro, da proximidade, lugar da oração, isto é, onde Deus se manifesta e apresenta a Sua proposta para a humanidade.
Moisés, quando subia a montanha para estar com Deus, foi ali que o Senhor deu a Moisés a tábua da Lei. É o lugar do pacto com Ele, da aliança com Deus.
Jesus, no Evangelho de hoje, escolheu três de Seus discípulos: Pedro, João e Tiago, para estar com Ele na montanha, onde Jesus manifesta a esses três discípulos uma antecipação da Sua glória. Jesus se transfigura revelando a Sua glória para que esses três discípulos não esmorecessem em sua fé quando viessem as provações.
Precisamos também, meus irmãos, sempre subir a montanha, no lugar da oração, no lugar do encontro com Deus, para fazermos também a nossa experiência de encontro com Ele. Porque, na oração, Deus nos revela o Seu Filho único, dizendo: “Este é o meu Filho amado”.

A experiência de oração é esse momento de reabastecimento, de animação, de respiro da alma

O Pai que nos revela o Filho nos convida também a escutá-Lo porque é na oração que nós escutamos o Seu Filho. O discípulo precisa ouvir, escutar e acolher o Filho único e, na experiência da montanha, ou seja, da oração nós encontramos Jesus Cristo vivo, ressuscitado e glorioso, triunfante sobre o mal, sobre o pecado e sobre a morte.
Essa profunda experiência espiritual está descrita nas roupas brancas e brilhantes de Jesus, é uma antecipação da Sua ressurreição. E nós também podemos viver esse momento de antecipação e de glória quando nos colocamos em oração.
Também conhecemos o Pai, somos envolvidos pela presença divina, é o que representa a nuvem. A Palavra diz que a nuvem desceu e eles foram envolvidos pela glória do Senhor. E aí, meus irmãos, uma tentação que nós podemos correr e que os discípulos correram é de, diante dessa maravilha, dessa experiência do encontro com o Senhor na montanha, querer ficar ali, de acampar, de não querer mais sair.
Mas, a experiência de oração é esse momento de reabastecimento, de animação, de respiro da alma aonde nós também somos convidados a descer a montanha e a continuar a nossa missão. É esse momento onde nós fortalecemos a nossa experiência para enfrentar os dramas de cada dia.
Por isso é preciso sim fazer a experiência do encontro com o Senhor, da Sua glória, da Sua manifestação, mas também é preciso descer da montanha, voltar à normalidade da vida, reforçados em esperança e em confiança com o Senhor.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário