quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 18 de Janeiro, 4ª feira, 2ª semana do Tempo Comum


18 de Janeiro, 4ª feira, 2ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 18 de janeiro, 4ª feira da 2ª semana do Tempo Comum

- No Evangelho de hoje aprendemos uma lição de vida. Jesus é senhor do sábado porque o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Jesus curou o homem de mão seca no sábado e, olhou com tristeza para os fariseus e herodianos que lá se encontravam, por causa da dureza de seus corações. Peça ao Senhor a graça de ter um coração bondoso, aberto e solidário às necessidades dos outros.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 03, versículos de 1-6:

“Jesus entrou outra vez na sinagoga, e lá estava um homem que tinha a mão seca. Eles observavam se o curaria em dia de sábado, a fim de acusa-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “levanta-te! Vem para o meio!” E perguntou-lhes: “É permitido em dia de sábado fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixá-la perecer? Eles ficaram calados. Olhando-os em redor, indignado e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estenda a mão!” Ele estendeu a mão, que se recuperou. E, saindo, os fariseus imediatamente conspiraram com os herodianos contra Jesus, a fim de o matar.”.

- Os fariseus e os herodianos observavam Jesus aguardando o que ele faria com o senhor que tinha a mão seca, porque era um dia de sábado, dia de repouso sabático. Eles estavam sempre à espreita, querendo encontrar motivos para eliminar Jesus. Mas o agir de Jesus se deu por pensar de forma diferente deles em relação à compreensão e a prática da Lei. Sua finalidade última é preservar o dom da vida e da liberdade. Jesus, demonstrando sua compaixão para com os pobres e marginalizados, realiza, através de atos concretos, a integração dos excluídos na comunidade. Sua prática ética é fundamentada no compromisso com a justiça, fraternidade e a vida. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e discernimento para agir assim como Jesus.

- E você? Está preso a algum preconceito que te iniba de curar e ser curado?

- Diz Jesus: “O que é permitido fazer: o bem ou o mal? Salvar uma vida ou matar em dia de sábado?” Jesus foi muito corajoso diante de seus opositores ao realizar a cura, na sinagoga. Depois disso já começaram a conspirar para matar Jesus, pois seus novos ensinamentos e ações estavam transformando o modo de ser e viver das pessoas. Transformando vida. Era a lógica do Reino de Deus. Estamos em novo tempo. Momento de escutar o que Jesus diz e se colocar disponível para a missão. Todos são chamados para realizar ações gratuitas, justas e solidárias, assim como Jesus. Diz o poema Mãos abertas de Michael Martinez:

Antes de me deitar à noite,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias -
Porque isso significa
Que tenho dado tudo no dia.

Antes de me despertar na manhã,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias -
Porque isso significa
Que estou disposto a receber tudo no dia.

Quando sigo a Cristo,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias
E contêm suas chagas -
Porque agora dar e receber são um.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Apresente ao Senhor suas mãos abertas, dispostas a dar amor, paixão, solidariedade, misericórdia...

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário