terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 17 de janeiro, 3ª feira, 2ª semana do Tempo Comum, memória de Santo Antão


17 de janeiro, 3ª feira, 2ª semana do Tempo Comum, memória de Santo Antão


- Hoje é dia 17 de janeiro, terça-feira da 2ª semana do Tempo Comum, memória de Santo Antão, abade

- Iniciamos, a pouco, nossa caminhada com Jesus no cotidiano da nossa vida, o Tempo Comum. Vamos aprendendo com Ele a saborear a Palavra que se manifesta em nossa caminhada. Peça a Deus a graça de caminhar com Jesus, de aprender com Ele no caminho da vida, de ser Ele a tua companhia.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 2, versículos 23 a 28:

Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então, os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo-sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

- Nas necessidades que passamos, o Senhor nos dá o que é precisamos para alimentar nossa vida. Nada é proibido para preservarmos o dom mais precioso que d’Ele recebemos. Converse com Deus sobre teus limites em compreender o verdadeiro valor da vida que está em ti e no outro.

- Sabes reconhecer o que está a favor da vida? Nas tuas convicções, és capaz de perceber a necessidade dos outros? A religião é vivida por ti somente como um complexo de verdades para crer e preceitos para observar ou tem um sentido vital, que te liga a Deus e te compromete com teu próximo?

- “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.” No repouso sabático instituído para o bem do homem e da mulher, aprendemos que Jesus é Senhor porque recoloca todas as coisas no seu devido lugar: o ser humano é o lugar para onde a criação converge. É necessário reconhecer o descanso como oportunidade de manter a fidelidade àquilo que fomos chamados: permanecer em Deus, pois somos dele imagem e semelhança. Ouça o Salmo 8 e pense no lugar do ser humano na criação:

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!

Perguntamos: “Senhor que é o homem,
para dele assim vos lembrardes
e o tratardes com tanto carinho?”

Pouco abaixo de Deus o fizestes,
coroando-o de glória e esplendor;
vós lhe destes poder sobre tudo,
vossas obras aos pés lhe pusestes:

as ovelhas, os bois, os rebanhos,
todo o gado e as feras da mata;
passarinhos e peixes dos mares,
todo ser que se move nas águas.

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!

- Termine tua oração reconhecendo a grandeza da criação que resplandece em ti. És alguém muito amado por Deus, nosso Criador. Em ti está o compromisso com a vida que é dom de Deus. Aproxima-te d’Ele e deixa-te ser cuidado pela compaixão que abraça toda criatura. Deus vem ao teu encontro. Em tuas necessidades ele te acolhe e te compreende.

- Ó Deus, que chamaste ao deserto santo Antão, pai dos monges, para te servir por uma vida heroica, dá-nos, por suas preces, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-te acima de tudo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário