domingo, 15 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 15 de janeiro, 2º domingo do Tempo Comum


15 de janeiro, 2º domingo do Tempo Comum

- Hoje é dia 15 de janeiro, 2º domingo do Tempo Comum

- O evangelho de hoje mais uma vez nos coloca diante da figura de João Batista, relatando a experiência dele de encontro com Jesus e revelando-o como aquele que “viu” e que “deu testemunho” de que Jesus é “o Filho de Deus”. Daí sua insistência no verbo “ver”. João não recebeu o encargo de divulgar uma ideia, uma doutrina... mas apontar quem de fato era o Messias. Peça ao senhor a graça de reconhecer quem Ele é...

- Escuta o Evangelho segundo João capitulo 2, versículos de 1 a 11:

Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: 'Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim'. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel". E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"

- João faz do batismo de Jesus o acontecimento fundante com o qual Ele inicia sua atividade pública. Quê é que João Batista “viu”? Viu um homem cheio de Espírito. Ou seja, Jesus é aquele que, habitado pelo Espírito, se deixa conduzir pelo mesmo Espírito. Ele deixa “transparecer” esta presença do Espírito e só quem tem olhar contemplativo é capaz de perceber quem O move. Peça ao Senhor que você seja capaz de ver, de saber olhar além das aparências e revelar o Mistério que te habita.

- Não chegou, talvez, o momento de deixar de repetir aquilo que você fazia antes, e de abrir-se àquilo que está diante de seus olhos, à novidade que o Espírito está criando?

- “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, diz João Batista. O seguidor de Jesus não é aquele que, por medo, se distancia do mundo, mas é aquele que, movido por uma radical compaixão, desce ao coração da realidade em que se encontra, aí se encarna e aí revela os traços da velada presença d’Aquele que é a Misericórdia, Deus mesmo. Diz Pe. Adroaldo Palaoro:

O cristão “habitado pelo Espírito”, experimenta que a vida é forte e formosa e que vale a pena acolhê-la e doá-la, como Jesus fez, sabendo que o tempo da opressão, da enfermidade, da morte e da condenação... não tem a última palavra. Esse é o sentido da expressão de João Batista aplicada a Jesus: “Aquele que tira o pecado do mundo”.

- Termina a tua oração pedindo ao Senhor que te ajude a caminhar com Ele, a alargar seu coração e sua vida para viver a novidade do Espírito que sempre aparece fora dos lugares seguros, protegidos e conhecidos.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário