quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Palavra se fez carne - 17 de agosto, 4ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum


17 de agosto, 4ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 17 de agosto, 4ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum.

- Deus te ama, sem condições, gratuitamente. Deixa que Ele te fale como um amigo ao seu amigo. Acolhe a graça deste momento e não deixes perder nada do que Deus tem para ti. Experimenta a alegria de estar na sua presença, sem constrangimentos. Confia-te totalmente ao seu amor e começa a tua oração.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 20, versículos 1 a 16a:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. À nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo'. E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: 'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?' Eles responderam: 'Porque ninguém nos contratou'. O patrão lhes disse: 'Ide vós também para a minha vinha'. Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros! Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 'Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'. Então o patrão disse a um deles: 'Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?' Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos".

- O texto nos aponta um contraste entre a generosidade e o ressentimento de alguém, o que nos faz recordar nossas próprias atitudes, principalmente, quando nos comparamos a outras pessoas e questionamos a bondade divina. Perceba que o Evangelho de hoje nos convida a rever nossas atitudes nos fazendo perceber ao mesmo tempo, o quanto a generosidade divina se faz presente constantemente em nossas vidas. Acolha com zelo este convite e permita-se meditar de modo muito particular e pessoal com essa Palavra.

- quais atitudes você se sente impulsionado a realizar a partir do evangelho de hoje? Você se alegra com o bem dos outros, mesmo daqueles que te são menos queridos? Em que situações você se deixa dominar pela inveja?

- “Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos", diz o evangelho de hoje. Refletindo sobre este texto o Pe. Adraldo Palaoro diz assim:

“Na vinha do Senhor, a lógica que preside é diferente: não é lógica capitalista, não é a contabilização dos feitos e das grandiosidades individuais. Na vinha do Senhor, a fecundidade é resultado da consciência da honra de ser chamado por Ele, não importando o tempo e menos ainda o valor monetário ou a busca de reconhecimento do serviço realizado. Gratuidade e generosidade são as atitudes do coração, marcas de quem trabalha nessa vinha do Reino.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a viver a gratuidade e a generosidade. Peça também pela paz no mundo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário