terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 20 de dezembro, 3ª feira, 4ª Semana do Advento


20 de dezembro, 3ª feira, 4ª Semana do Advento

- Hoje é dia 20 de dezembro, Terça-feira da 4ª Semana do Advento.

- As escolhas de Deus sempre nos surpreendem. De repente, uma jovenzinha recebe a visita de um anjo e é convidada a ser a mãe do Salvador que todos esperavam. Na verdade Deus está sempre contando conosco. Todos os dias Ele nos chama, nos convida à missão. Todos os dias Ele vem ao nosso encontro, nos envia anjos que nos apontam o que Deus quer de nós. Ele está pronto a responder nossas perguntas e questionamentos, mas sempre espera um sim de nossa parte. Faça memória dos anjos que você encontra todo dia e que apontam para a vivência do amor e da bondade.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo primeiro, versículos 26 a 38.

“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras... O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. [...] Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela.”

- Maria era uma jovem de família pobre e humilde da Galileia. Deus veio ao seu encontro e a convidou para uma nobre e desafiante missão. Deus nunca trabalha sozinho, sempre conta conosco para a obra do Reino. Deus não atropela a nossa liberdade, antes quer o nosso sim livre e comprometido. Por isso ele responde às nossas perguntas e inquietações como respondeu a Maria. O sim de Maria brota de seu coração aberto à graça de Deus. Quando abrimos o coração, Deus faz morada nele e temos coragem suficiente para dizer Sim a Deus. Quando dizemos sim, o Espírito do Senhor nos cobre com sua sombra e nos tornamos colaboradores da obra da Salvação de Deus. Reflita sobre isso.

- Recorde o texto bíblico, deixe-se tocar por ele, contemple Maria sendo visitada pelo anjo, imagine-se participando daquela cena, colocando-se no lugar de Maria. Escute o anjo de Deus: “Alegre-se, o Senhor está com você!”. Abra o seu coração a Deus.

- “Maria guardava tudo no seu coração”, diz o evangelho. Diz o canto de Maria no evangelho de Lucas:

Maria guardava no seu coração
As palavras e os fatos e neles pensava.
A minh’alma engrandece o Senhor
E exulta meu espírito em Deus, meu Salvador.
Porque olhou para a humildade de sua serva,
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor, para sempre se estende
sobre aqueles que o temem;
Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada.
Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.
Como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro e deixe-se envolver por Seu amor...

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário