terça-feira, 20 de dezembro de 2022

LEITURA ORANTE DO DIA 20/12/2022



LEITURA ORANTE

Lc 1,26-38 - O grande anúncio de Deus


Entramos, neste momento,
no nosso espaço sagrado de oração
Em sintonia com o Senhor,
invocamos  o Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que hei de calar,
o que hei de escrever
o que hei de fazer,
como o hei de fazer,
para a vossa glória,
para o bem das pessoas
e a minha própria santificação. Amém
Contemplamos o "sim" de Maria ao
receber o anúncio do Anjo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Por causa de Jesus, Maria era o que era. Sua vida mudou
depois daquele anúncio de um anjo trazendo-lhe
o recado do Senhor.
Vamos ler com toda atenção o texto do Evangelho: Lc 1,26-38.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Refletindo
O anúncio do anjo acontece numa pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” Aprendemos com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Ele, a ouvi-lo, a discernir a sua vontade  e a dizer “sim”.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Como acolhemos  os “anúncios” de Deus na nossa vida?
Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que nos faz mudar nossos projetos, outras vezes um problema de saúde que nos desorienta no trabalho, em família.
Respondemos com fé?
Não é nada fácil.
O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas.
Os bispos nos ajudam nesta reflexão:
“A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: “E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos.” (DAp 267).
Para o Papa Francisco Jesus não pode ser compreendido sem sua Mãe.
Além disso, a “relação muito próxima” de Maria com Jesus é central, pois é algo natural “entre a criança e sua mãe”. “O corpo de Cristo – sublinhou o Papa – foi tecido no seio de Maria”, criando efetivamente uma “inseparabilidade”. Isto quer dizer que Maria “está unida a Jesus porque teve o conhecimento do coração dele, o conhecimento da fé, alimentada pela sua experiência materna e pelo vínculo íntimo com seu Filho. É por isso que Jesus não pode ser compreendido sem sua Mãe”, afirmou Francisco.

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Nossa oração hoje, dirigimos a Maria, a
Senhora da Anunciação:
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,
ó Maria!
Crestes na mensagem divina e
em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginal,
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou, então, o dia mais feliz da história da humanidade
e Jesus veio habitar entre nós.
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem,
por isso, ó Mãe, alcançai-nos a graça de uma fé viva,
forte e atuante que nos santifica cada dia mais.
Que possamos comunicar com a vossa vida a
mensagem de Jesus que é o Caminho,
a Verdade e a Vida da humanidade.
Amém.
(T. Alberione)

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso  novo olhar, nossa nova maneira
de viver a fé a partir da Palavra?
Vamos perceber melhor os anúncios de Deus e com fé e
disponibilidade vamos  dar  nossa resposta.
Para que tenhamos a graça e a força para também dizer
nosso "sim", recebamos a bênção do nosso
Cardeal Sérgio da Rocha.

Bênção   DO CARDEAL SÉRGIO DA ROCHA
Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário