terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 13 de dezembro, 3ª feira, 3ª semana do Advento. Dia de Santa Luzia


13 de dezembro, 3ª feira, 3ª semana do Advento. Dia de Santa Luzia


- Hoje é dia 13 de dezembro, terça-feira da Terceira semana do Advento e dia de Santa Luzia.

- Todo mártir é alguém que testemunha sua fé. Em alguns casos, há a entrega da vida, a fim de dizer que o bem maior é manter o seu relacionamento com Deus. Mesmo que isso não ocorra conosco, Santa Luzia nos faz recordar que é preciso testemunhar que encontramos um Deus que mudou nossos horizontes. Peça ao Senhor que te ajude a ser verdadeira testemunha Dele no meio no seu dia-a-dia.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 21, versículos de 28 a 32.

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e anciãos do povo: "Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: 'Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?' Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "O primeiro". Então Jesus lhes disse: "Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele".

- Testemunhar por meios de adereços externos é fácil. Entretanto, nossa vida precisa transmitir por meio do dia a dia o Deus que nós encontramos em nossa vida. É assim que hoje somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor: que até o nosso simples “bom dia” fale ao outro a alegria vinda do encontro com Deus. Faça um breve exame de como andam seus relacionamentos.

- Tenho conseguido tratar bem as pessoas? Ou esse desejo surge durante a celebração eucarística e ao longo da semana se esvai?

- Diz Jesus: “Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele". Testemunhar algo, ser mártir de algo não somente faz com que nossa vida fale desse algo, pois também aprendemos a enxergar o mundo por meio dessa experiência. Que Santa Luzia possa nos ajudar a ver o mundo com novos olhos, com o olhar de esperança de Deus por cada um de nós. O poeta Kalliane Amorim, em seu poema Brinquedos I, transmite essa experiência de forma simples: não tendo pião, o eu lírico se torna um pião, na experiência e na visão.

“Quando me faltavam brinquedos
eu girava em torno de mim
na sala estreita lá de cima.

Menina, olha a cabeça na parede!
E eu ria porque tudo girava
pra acompanhar minha dança –
corda bamba no piso cor de barro.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que seu trabalho na Vinha Dele possa gerar frutos. Peça também que possa enxergar a realidade por meio dos olhos Dele, assim como fez Santa Luzia.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário