domingo, 11 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 11 de dezembro, 3ª Domingo do Advento


11 de dezembro, 3ª Domingo do Advento

- Hoje é dia 11 de dezembro, 3ª Domingo do Advento.

- No evangelho de hoje João Batista recebe notícias de Jesus; e o que ele ouve o deixa desconcertado, pois Jesus não corresponde às suas expectativas. João espera um Messias que se imponha pela força terrível do juízo de Deus, salvando àqueles que acolheram seu batismo e condenando àqueles que o rejeitaram. A novidade de Jesus é muito maior do que aquilo que podiam esperar; além disso, o que Ele traz vai na direção contrária do que esperavam do Messias. Peça ao Senhor que de novo revele também a você quem é verdadeiramente Jesus.

- Escute o Evangelho de Mateus capítulo 11, versículos de 2 a 11.

Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: "És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?" Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!" Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele".

- Jesus se dá a conhecer através de ações concretas em favor da vida: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam... Jesus sabe que sua resposta pode decepcionar àqueles que sonhavam com um Messias poderoso. Por isso acrescenta: “Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”. Para conhecer Jesus, o melhor é ver de quem Ele se aproxima e a que Ele se dedica. Para captar bem sua identidade não basta confessar teoricamente que Ele é o Messias, Filho de Deus. É preciso sintonizar-nos com seu modo de ser Messias, que não é outro senão o de aliviar o sofrimento humano, curar a vida ferida e abrir um horizonte de esperança aos pobres. Reflita sobre o que precisa mudar na sua maneira de ver Jesus.

- Como cristão, a que Messias você segue hoje? Somos seguidores de uma Pessoa que fez do compromisso com a vida, o centro de sua missão ou seguidores de uma religião só preocupada com ritos, doutrinas, leis...? Dedicamo-nos a fazer as “obras” que Jesus fazia? Deixamos transparecer o “espírito do Advento” no nosso encontro com os outros?

- "És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?", pergunta João. O centro da missão de Jesus é aliviar todo sofrimento humano, restabelecendo a vida onde ela está ferida. Este é o Messias em quem acreditamos. Quando se luta contra o sofrimento, quando se alivia a dor, quando se abre uma vida mais sadia... ali está atuando o Reino de Deus. O que Jesus fez, fundamentalmente, foi curar a vida. Seguir Jesus é escolher outros caminhos como diz Pe. Adroaldo Palaoro:

“A vida está cheia de possibilidades e surpresas; inumeráveis caminhos que podemos percorrer; pessoas instigantes que aparecem em nossas vidas; desafios, encontros, aprendizagens, motivos para celebrar, lições para aprendermos e que nos farão um pouco mais lúcidos, mais humanos e mais simples...
A periferia passa a ser terra privilegiada onde nasce o “novo”, por obra do Espírito. Ali aparece o broto original do “nunca visto”, que em sua pequenez de fermento profético torna-se um desafio ao imobilismo petrificado e um questionamento à ordem estabelecida.”

- Termine sua oração pedindo ao Senhor a graça de aprender esperar, de perceber os pequeninos sinais de novidade que brotam na vida. Peça também que Ele te ajude a fazer da vida um grande Advento, a colocar sua vida na confiança, na esperança de que o “novo” vem. Que você nunca duvide de que Deus é sempre novidade.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário