sábado, 3 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 03 de dezembro, sábado, 1ª semana do tempo do advento | Memória de São Francisco Xavier


03 de dezembro, sábado, 1ª semana do tempo do advento | Memória de São Francisco Xavier

- Hoje é dia 03 de dezembro, sábado da 1ª semana do Advento. Memória de São Francisco Xavier

- No evangelho de hoje Jesus percorre as cidades ensinando, pregando o Evangelho e curando os enfermos. Percebendo o cansaço e as necessidades do povo, sente compaixão e mostra aos discípulos a necessidade de pedir ao Pai que envie operários para a messe. Jesus envia os doze em missão para anunciar que o Reino dos Céus está próximo. Apresente ao Senhor a necessidade de mais operários para a messe.

- Escuta o Evangelho de Mateus, capítulo 9, versículo 35 ao capítulo 10, versículos 1 e 6 a 8.

Naquele tempo: Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: ‘Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!' E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

- Jesus afirma que grande é a missão e que poucos são os que se interessam para nela trabalhar. Nosso Deus é amor e compaixão; Ele vê o sofrimento das pessoas, seus cansaços e abatimentos e vai ao encontro de cada um, derramando seu bálsamo de amor, por meio da Igreja missionária, que age inspirada no “bom samaritano”. Essa ação da Igreja busca levar a todos o alívio das enfermidades e a proximidade do Reino, dando continuidade à missão de Jesus. Peça ao Senhor que te ajude na missão de ser testemunha do seu evangelho, sendo seus braços ao abraçar um amigo, apoiar quem precisa, defender os pequenos e excluídos...

- Será que você tem rezado o suficiente para que Deus suscite mais vocações para sua Igreja? Você tem se empenhado verdadeiramente na missão de cuidar das pessoas, como Jesus nos pediu? Realiza sua missão com gratuidade e alegria?

- “A messe é grande e poucos são os trabalhadores”, diz Jesus no evangelho de hoje. Precisamos rezar mais pelas vocações e seguir na missão de anunciar o Reino com entusiasmo e perseverança. Diz o Documento de Aparecida:

“Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. Tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas. Fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.”

- Termina sua oração dando graças a Deus continuamente pela alegria de ter sido chamado à missão. Diga ao Senhor que você deseja ser instrumento capaz de ecoar o seu amor a todos como fez São Francisco Xavier, homem radicalmente apaixonado por Jesus e seu evangelho, grande missionário da Igreja em terras distantes. E que ele te inspire a mais amar e servir.

- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário