quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 01 de dezembro, 5ª feira, 1ª semana do Advento


01 de dezembro, 5ª feira, 1ª semana do Advento

- Hoje é dia 01 de dezembro, quinta feira da 1ª semana do Advento

- No Evangelho de hoje Jesus vai mostrar que não basta dizer Senhor! Senhor!, para merecer o Reino de Deus. Precisa fazer a vontade do Pai e observar a sua Palavra. Na verdade, não são as muitas palavras ou louvor que caracteriza o discípulo, mas seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus. Peça graça e bençãos de Deus para todas as pessoas que você ama. Peça ao Senhor a graça de se engajar efetivamente nas atividades necessárias ao Reino de Deus.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 07, versículos de 21.24-27:

“Nem todo o que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Portanto, todo o que houve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. E quem houve essas minhas palavras e não as põe em prática é como um insensato, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína”.

- Deus nos dá a vida e nos orienta a tornar plena nossa existência, colocando tudo o que somos nessa rocha firme que é Ele mesmo. A casa sobre a rocha que Jesus nos fala no Evangelho é a nossa vida, a nossa história, construída com os alicerces da Fé e da Palavra de Deus. Sendo assim nossa vida não irá se sentir estremecida, arruinada pelos problemas, dificuldades, pelo mal, doenças e até a morte, pois nossa vida está alicerçada em Cristo que é a nossa Rocha firme. Peça ao Senhor que ajude a construir a casa da sua vida alicerçada no seu amor.

- A forma como você tem resistido aos ventos e às tempestades indicam o terreno onde tem construído a sua vida. Honestamente, quais são os alicerces em que você constrói a sua vida? Qual atitude a Palavra de Deus fez nascer em seu coração hoje?

- Diz Jesus: “E quem houve essas minhas palavras e não as põe em prática é como um insensato, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína”. Para viver na lógica do Reino de Deus, é preciso ser fiel e sensato, procurando sempre construir em terreno sólido. Do Reino se participa não só com palavras, ainda que sejam santas, mas criando o Reino da justiça que Deus quer. O primeiro a entregar sua vida pelo Reino foi Jesus, que cumpriu plenamente a vontade do Pai. Assumir o compromisso com Jesus e seu Reino é o que conta. Diz o poema de José Augusto Mourão chamado Um poema de Advento:

O advento chega com o cair da folha
e clama:
levantai a cabeça, vigiai!
O advento chega com o abatimento,
a decepção
a desistência
e reclama:
erguei-vos do chão, a alegria é o bordão
que reverdece o vosso andar
O advento chega como o sono
que reclama
a vitória sobre o medo da noite
a entreaberta janela
por que surge o dia
O advento chega pela noite dentro
a erguer do chão
os dias obscuros que até
os ulmeiros escurecem
O advento chega
para reacender a fogueira morta
dos nossos desejos
Com o Messias chega
para a terraplanagem chama
e os recomeços

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, estamos em novo tempo. Aquele que faz opção pessoal por Jesus e realiza ações gratuitas, justas e solidárias, será sempre merecedor da Graça de Deus.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário