quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 7,24-30 - 15/12/2022


A exemplo de João Batista, prepare o caminho para o Senhor

“Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’.”  (Lucas 7,25-27)



Como já foi mencionado, neste tempo do Advento, temos como um personagem bem importante, João Batista, que foi alguém que preparou a primeira vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
E João Batista foi alguém de destaque no seu tempo, e é claro, Jesus reconheceu a sua importância, apresentou sua importância às multidões, disse às multidões: “O que vocês foram ver no deserto, alguém que veste roupas finas e preciosas?”.
Não encontramos estes no deserto, mas encontramos aquele que se consumiu em viver a Palavra de Deus, aquele que se decidiu em preparar o caminho do Senhor, aquele que sabia qual era o seu lugar.

Essa é a nossa vocação: preparar o caminho, anunciar ao mundo que Cristo vem

João Batista era voz, não era a Palavra; a Palavra era o Cristo. João Batista preparou o caminho para o Senhor, ele não era o caminho, mas preparou o caminho para Jesus, Senhor e Salvador.
Jesus apontou João Batista como um grande homem de Deus, como aquele que foi o mensageiro do Pai. E aqui é interessante mais uma vez: o mensageiro e não a mensagem. O mensageiro foi João Batista, mas a mensagem foi Jesus Cristo. Quem é mais importante: a mensagem ou o mensageiro? A mensagem, o Cristo.
João Batista nos surpreende até hoje, ele teve a oportunidade de ser aclamado, de ser aplaudido, de se aproveitar dos benefícios, mas ele não fez isso, ele apontou para o Senhor. E nós devemos, meus irmãos, também seguir as orientações de João Batista, que aponta para o Cristo.
“Eu não sou digno nem de desatar as correias de suas sandálias” (João 1,27), dizia João Batista. “Que Ele cresça e eu diminua” (João 3,30). João Batista nos ensina qual deve ser o nosso lugar, de apontar para Ele e de também preparar o caminho para que Ele volte. Essa é a nossa vocação, é a vocação da Igreja: preparar o caminho, anunciar ao mundo que Cristo vem, preparar o mundo, chamar o mundo à conversão para que Cristo venha nos salvar.
Que nós vivamos, na nossa vocação, também preparando um povo bem disposto para a vinda definitiva de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário