domingo, 20 de novembro de 2022

Solenidade de Cristo Rei do Universo


Será que você tem deixado Cristo ser o Senhor e o dono de sua vida?

A Igreja canta, neste dia, na sua oração: "Cristo Rei, sois dos séculos Príncipe, Soberano e Senhor das nações! Ó Juiz, só a vós é devido julgar mentes, julgar corações".
Muito significativo para nós este dia em que proclamamos em alta voz: Jesus Cristo é o Rei no Universo, da Igreja e de nossas vidas. Nada e ninguém pode tirar isto de nós! Mas será que a nossa vida diz e expressa que Jesus é o Rei e o Senhor, Aquele que tem a realeza e supremacia sobre nós? Pergunta que cabe a cada um de nós responder ao próprio Jesus.Contudo, queremos entender o significado desta festa para a Igreja.
Hoje, último domingo do Ano Litúrgico, celebra-se a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Desde o anúncio do nascimento do Senhor, o Filho unigênito do Pai, que nasceu da Virgem Maria, é definido "rei" no sentido messiânico, ou seja, herdeiro do trono de David, segundo as promessas dos profetas, para um reino que não terá fim (cf. Lc 1, 32-33). A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até aos seus trinta anos, transcorridos numa existência comum em Nazaré. Depois, durante a vida pública, Jesus inaugurou o novo Reino, que "não é deste mundo" (cf. Jo 18, 36) e, no final, realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição. Ao aparecer ressuscitado aos Apóstolos, disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra" (Mt 28, 18). Esta autoridade brota do amor, o qual foi plenamente manifestado por Deus no sacrifício do seu Filho. O Reino de Cristo é dom oferecido aos homens de todos os tempos, para que todo aquele que acredita no Verbo encarnado "não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).
A realeza de Cristo, que nasce da morte no Calvário e culmina no acontecimento dela inseparável, a ressurreição, recorda-nos aquela centralidade, que a ele compete por motivo daquilo que é e daquilo que fez. Verbo de Deus e Filho de Deus, primeiro que tudo e acima de tudo, «por Ele — como em breve repetiremos no Credo — todas as coisas foram feitas», Ele tem um intrínseco, essencial e inalienável primado na ordem da criação a respeito da qual é a suprema causa exemplar. E depois que «o Verbo se fez homem e habitou entre nós» (Jo 1, 14), também como homem e Filho do homem, adquire um segundo título na ordem da redenção, mediante a obediência ao desígnio do Pai, mediante o sofrimento da morte e conseqüente triunfo da ressurreição.
Por isso, precisamente no último Livro da Bíblia, o Apocalipse, o Senhor proclama: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" (Ap 22, 13).
Falando de algo pessoal. Será que você tem deixado o Cristo ser o Senhor e o dono de sua vida, de sua vontade? E até que ponto você tem deixado Aquele que é o centro, o Rei e tem o controle de todos as coisas, dirigir sua vida? Isso não nos constrange, mas nos leva a refletir qual o lugar que temos dado ao Senhor em nossa vida.
Que você tome a linda decisão de assumir em suas ações, sua vida e, principalmente, sobre sua vontade o Cristo, que é Rei e Senhor.
Padre Reinaldo C. da Silva
Fonte: Canção Nova em 2013

Solenidade de Cristo Rei do Universo

Solenidade

Origens

Em 325, ocorreu o primeiro Concílio Ecumênico na cidade de Nicéia, Ásia Menor. Na ocasião, foi definida a divindade de Cristo contra as heresias de Ario: “Cristo é Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro”. No ano de 1925, Pio XI proclamou o modo melhor para superar as injustiças: o reconhecimento da realeza de Cristo.

A Data

A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro,mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico. Desta forma, fica claro que Jesus Cristo, o Rei, é a meta da nossa peregrinação terrena. Os textos bíblicos mudam em todos os três anos (Ano A, B e C), para que possamos conhecer, plenamente, a figura de Jesus.

Encíclica Quas Primas do Papa Pio XI

Um Convite

Na Encíclica do Papa Pio XI, o papa instituiu a festividade de Cristo Rei, realizando um convite para que o Cristo reine em nossa mente, e para que possamos agir com uma perfeita submissão, devendo estar firme e constante aos assentimento às verdades reveladas e à doutrina de Cristo.

Cristo Reina

O Cristo reina e é preciso estarmos em sua Vontade, obedecendo às leis e preceitos divinos. É preciso permitir que Ele reine em nosso coração, amando a Deus mais do que qualquer outra coisa e estar unido somente a Ele.

Rei do Universo

O Cristo reina no corpo e nos membros que, como instrumentos, devem ser oferecidos a Deus e devem servir à santidade interior das almas. Se estas coisas forem  colocadas em ações, mais facilmente serão levadas à perfeição.

Cristo reinar!

Um Recomeço

A Solenidade nos chama a um recomeço, um novo caminho para os fiéis e aqueles que estão fora de seu reino ansiando e aceitando uma nova vida em Cristo, que nos acolhe pela sua infinita misericórdia. Que possamos trazer e nos aproximar de Cristo, não com relutância, mas com prazer, amor, e mais santos. E que nossa vida seja conforme as leis do Reino divino, para que colhamos frutos felizes e abundantes, e considerados por Cristo como servos bons e fiéis, nos tornamos participantes com ele no Reino celestial de sua eterna felicidade e glória.

Minha oração

“Senhor Jesus Cristo, lhe damos o trono do nosso coração e da nossa família. Rei em tudo o que somos e fazemos, em tudo o que nos pertence. Sabemos que debaixo do teu reinado seremos felizes e satisfeitos. Amém!”

Cristo Rei do Universo, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 20 de novembro

Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, São Basílio, mártir. († s. III)
- Em Ástigi, na Hispânia Bética, hoje Écija, na Espanha, São Crispim, bispo e mártir. († s. III)
- Em Doróstoro, na Mésia, hoje Silistra, na Bulgária, São Dásio, mártir. († c. s. IV)
- Em Turim, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, os santos OctávioSolutor e Adventor, mártires. († s. IV)
- Em Vercelas, na Ligúria, no atual Piemonte, São Teonesto, mártir, em cuja honra Santo Eusébio edificou uma basílica. († a. 313)
- Em Benevento, na Campânia, também na região da Itália, São Doro, bispo. († s. V)
- Em Chalons-sur-Saône, na Borgonha, agora na França, São Silvestre, bispo, que aos quarenta anos do seu sacerdócio, pleno de dias e de virtudes, foi ao encontro do Senhor. († c. 520-530)
- No monte Jura, no território de Lião, na atual França, Santo Hipólito, abade e bispo. († c. 770)
- Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Gregório Decapolita, monge. († 842)
- Na Inglaterra, Santo Edmundo, mártir. († 869)
- Em Hildesheim, na Saxónia da Germânia, hoje na Alemanha, São Bernuardo, bispo. († 1022)
- Na Calábria, região da Itália, São Cipriano, abade de Calamízzi, que conservou fielmente as normas e os exemplos dos Padres orientais. († c. 1190)
- Em Hanoi, no Tonquim, hoje no Vietnam, São Francisco Xavier Can, mártir. († 1837)
- Em Véroli, no Lácio, região da Itália, a Beata Maria Fortunata, da Ordem de São Bento. († 1922)
- Próximo de Valência, na Espanha, as beatas Ângela de São José e catorze companheiras, virgens e mártires, uma era superiora geral e as outras religiosas da Congregação da Doutrina Cristã. († 1936)
- Em Picadero de Paterna,perto de Valência, a Beata Maria dos Milagres Ortells Gimeno, virgem da Ordem das Clarissas Capuchinhas e mártir. († 1936)

Fonte:
Acidigital.com
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
- Vatican.va

– Produção e edição: Melody de Paulo

– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário