domingo, 6 de novembro de 2022

Palavra se fez carne - 6 de novembro, domingo, Solenidade de todos os Santos e Santas


6 de novembro, domingo, Solenidade de todos os Santos e Santas


- Hoje é dia 6 de novembro, domingo, Solenidade de todos os santos e santas.

- Quando falamos em santas e santos, não podemos pensar como algo ultrapassado, distante, fruto de um desenfreado esforço humano ou um afastamento das “coisas do mundo”. Mas, todos e todas nós somos chamados à santidade, dado que pelo batismo recebemos o Espírito Santo, que no decorrer de nossa vida nos santifica, nos assemelhando a Cristo. Ser semelhante a Cristo nos diz o Papa Francisco é fazer das bem-aventuranças nosso projeto de Vida. Agradeça ao Senhor neste momento o testemunho de todos os santos e santas de todas as nações e também os mártires, que permaneceram fiéis ao compromisso com a justiça, com a misericórdia, com a paz, com a vida.

- Com fé e disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, capítulo 5, versículos 1 a 12.

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

- O discurso das bem-aventuranças é o alegre anúncio do Reinado de Deus, dirigido ao pobre, oprimido, indefeso, marginalizado, aflito, o perseguido. Porém, não é algo para ser realizado somente no futuro, mas é revelado nos gestos de Jesus e daqueles que o seguem. Em Cristo, Deus vem para defender, consolar, acolher, ouvir novamente o clamor do povo. As bem-aventuranças, portanto, descrevem o modo cristão de viver o seguimento de Jesus, de estar em comunidade, na história. Ao fazer memória dos santos, santas e mártires tomemos consciência de que é possível para todos percorrer esse caminho, mesmo diante de forças adversas. É um dom, mas também depende do nosso compromisso. De fato, ser santo é viver como filhos de Deus, é deixar-se transformar, entregar-se à vivência do amor e seguir Jesus Cristo no dia a dia, tendo como programa de vida as bem-aventuranças. Peça ao Senhor a graça de também permanecer fiel ao projeto de Deus, ao Reinado de Deus, inaugurado por Jesus Cristo.

- Você tem apenas admirado Jesus ou deseja verdadeiramente segui-lo? Como você tem se despojado das coisas por causa do evangelho? Que te impede de seguir Jesus mais de perto e ser mais santo?

- Jesus diz: “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. Charles de Foucauld responde ao apelo de Jesus com esta oração em forma de poema:

Meu Pai,
Eu me abandono a Ti,
Faz de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim,
Eu Te agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a Tua vontade se faça em mim
E em tudo o que Tu criastes,
Nada mais quero, meu Deus.
Nas Tuas mãos entrego a minha vida.
Eu Te a dou, meu Deus,
Com todo o amor do meu coração,
Porque Te amo
E é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas Tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita
Porque Tu és meu Pai!

- Termine sua oração dando graças a Deus por todas essas pessoas que viveram com fidelidade as bem-aventuranças e àquelas que continuam a vivê-las no seu dia a dia, nos gestos de fraternidade e de solidariedade. Peça a Deus, em seu coração, que esse Reino de Deus, retratado nesse evangelho de hoje, seja cada vez mais uma realidade em nosso meio.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário