domingo, 6 de novembro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,1-12a - 06/11/2022


Busque viver a santidade em seu dia a dia

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3).



Meus irmãos, hoje, domingo, dia do Senhor, a Igreja no Brasil comemora todos os Santos. Neste dia, a Igreja reúne a quantidade de santos e santas, que nós não conseguimos nomear, para comemorar, para festejar, para nos alegrar a uma multidão que já contempla a glória de Deus, a face de Deus, a uma multidão que deu um bom testemunho para nós, que foi exemplo para nós de santidade.
Ao mesmo tempo, ao comemorarmos todos os santos, o Senhor nos chama à santidade, Ele nos chama a viver as bem-aventuranças.
Bem-aventurados, felizes os pobres, os aflitos, os mansos, aqueles que têm sede de paz, aqueles que são puros de coração, os misericordiosos, os perseguidos, os injuriados.
Nessa lista que Nosso Senhor apresentou — é claro — Ele falava d’Ele mesmo. Ele foi o pobre, o aflito, o manso, aquele que tinha sede de justiça, o misericordioso. Ele que transmitiu a paz, que foi perseguido, que foi injuriado, mas que se alegrou em cada momento, porque fazia a vontade do Pai.

Somos a comunidade dos santos e devemos exalar a santidade

Meus irmãos, comemorando todos os santos, peçamos a graça de viver a santidade no nosso dia a dia. Quem foram os santos? Quem é o santo? O santo é aquele que viveu o ordinário de maneira extraordinária, que viveu o simples do dia a dia com temor a Deus, com o desejo de obedecer a Deus, com o desejo de fazer tudo por amor a Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comemorando hoje todos os santos, cremos: eles estão na eternidade, eles são exemplos para nós, e por isso devemos também imitá-los. A mensagem, ao comemorarmos todos os santos, é para nós, é para você! Viva a santidade, vivamos a santidade.
São Francisco de Assis, Santa Teresa D’ávila, São João da Cruz, tantos santos; eles já fizeram a parte deles, agora cabe a mim fazer a minha parte, cabe a você fazer a sua parte vivendo a santidade, vivendo o Evangelho de cada dia.
São João Paulo II nos ensina: “Devemos suplicar ao Senhor que aumente o espírito de santidade na Igreja e nos envie novos santos para evangelizar o mundo de hoje”. São João Paulo II quando esteve no Brasil dizia: “O Brasil precisa de santos”.
Seja santo, seja santa, precisamos suplicar a graça da santidade na Igreja, porque hoje nós precisamos de santos. Onde você está, não precisa da presença de Deus, de um santo, de uma santa? É a sua resposta, é a minha resposta!
O santo é aquele que é unido a Deus. Ensina-nos São João da Cruz: “O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus”.
Vivamos a nossa união com Deus, o demônio temerá, tremerá como ao próprio Deus.  Estejamos unidos a Nosso Senhor para exalar a santidade, transmitir o perfume da santidade. Infelizmente, há muitos que “fedem” por causa do pecado e exalam o odor do pecado, do mal.
Somos santos, somos a comunidade dos santos e devemos exalar a santidade. Que todos os santos intercedam por nós, mas que todos nós façamos a nossa parte respondendo ao chamado do Senhor: “Sejam santos como eu sou santo”.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário