segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Palavra se fez carne - 20 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo


20 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo


- Hoje é dia 20 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

- "Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!" O Evangelho de hoje nos coloca diante de Jesus Crucificado sendo zombado ao lado de dois ladrões por aqueles que não tinham entendido seu messianismo. Seu Reino não é deste mundo. Sua realeza não é imposta por tropas, pela força, pela violência, pelo poder, mas pela doação amorosa a todos, pela diaconia do amor. Peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração a sua palavra e fazer-se servidor e testemunha dela.

- Com seu coração aberto, acolha o Evangelho de São Lucas, capítulo vinte e três, versículos 35 a 43:

Naquele tempo, os chefes zombavam de Jesus dizendo: "A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!" Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, e diziam: "Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!" Acima dele havia um letreiro "Este é o Rei dos Judeus." Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: "Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!" Mas o outro o repreendeu, dizendo: "Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal". E acrescentou: '"Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado." Jesus lhe respondeu: "Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso".

- Ao responder ao bom ladrão, “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”, Jesus declara sua comunhão com ele e vice-versa. A ação de Jesus vai muito além. A Salvação além de ser uma proposta de Deus, é também uma resposta do ser humano. Jesus vence o mal, com o amor. Mesmo ultrajado ele confirma o núcleo de sua missão: salvar os injustos e pecadores. Essa é a vitória do bem sobre o mal. Peça ao Senhor a graça de fazer a vontade de Deus inspirando-nos nas palavras e ações de seu Filho amado.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: O que significa para você afirmar que Jesus Cristo é Rei? Como você entende o seu reinado? Como posso colaborar na construção e testemunho do Reino de Deus trazido por Jesus?

- “Ainda hoje estarás comigo no paraíso(Lc 23,43). Diz o poema O ladrão na cruz de Cristiane Carvalho:

Aqui estou eu na cruz, esperando pra morrer
De tanto errar me perdi, mereço estar aqui
Do meu lado o Rei dos reis que nenhum mal fez
Em meio a tanta angústia e dor
Os Seus olhos transmitem amor
Que me consumiu e permitiu pedir:
Lembra-te de mim, quando entrares no Teu Reino
Lembra-te de mim, quando entrares no Teu Reino
Vendo em sangue se esvaindo e não quer parar
A dor que Ele sente é minha aqui não é o Seu lugar
Em meio à tanta angústia e dor os Seus olhos transmitem amor
Que me consumiu e me permitiu pedir
Lembra-te de mim, quando entrares no Teu Reino
Lembra-te de mim, quando entrares no Teu Reino
Com Sua doce voz Jesus me falou:
"Ainda hoje estarás comigo no Paraíso!"
"Ainda hoje estarás comigo no Paraíso!"
Lembra-te de mim, quando entrares no Teu Reino
Lembra-te de mim, quando entrares no Teu Reino

- Termine sua oração agradecendo a Deus o dom de sua Palavra. Peça a graça de também ser sinal do seu amor para com todas as pessoas fazendo a sua vontade segundo o seu coração. E a exemplo de seu Filho amado Rei e Senhor do Universo.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário