quarta-feira, 9 de novembro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 17,7-10 - 09/11/2022


Deus deseja habitar em seu coração

“Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” (João 2,15-16)



Meus irmãos, hoje nós comemoramos a dedicação da Basílica de São João de Latrão. Essa basílica é dedicada aos dois “Joãos”: João Evangelista e João Batista. Latrão é por causa da família Lateranense que edificou o templo, que era dona desse templo.
Esse edifício se tornou a primeira igreja, a primeira construção, o primeiro templo. E por que é importante nós comemorarmos o templo ou olharmos para o templo? Porque lá é onde acontece a Eucaristia, onde se partilha a Palavra. É o local onde a comunidade se reúne, o povo de Deus se reúne. No templo, acontecem os Sacramentos, a Eucaristia, o Batismo, o Matrimônio.
Na igreja, nascem muitos fiéis através do batismo, muitos são alimentados pela Eucaristia, pela Palavra. O templo é o local de encontro por excelência com Deus, onde se fala com Deus, ouve-se Ele. Por isso nós comemoramos, e que os nossos templos sejam belos por fora e por dentro. Que eles possam ter a sua dignidade, sejam bem cuidados. Mas eu e você também somos templos do Senhor.

Deus habita no nosso coração, e onde Ele habita é preciso haver pureza e santidade

O Senhor fez um chicote e expulsou aqueles vendilhões, aqueles que estavam fazendo da casa do Senhor uma casa de comércio. Ora, o templo é o local do encontro com Deus, é o local do sacrifício, onde nascem novos cristãos, onde somos alimentados. Não é o local para barganha, para trocas, para comércios; é um lugar para encontrar-se com Deus, para alimentar-se d’Ele, e é para ser enviado também por Ele a testemunhá-Lo.
Meus irmãos, cuidemos dos nossos templos físicos, das nossas edificações, cuidemos também de nós, pois somos os templos do Senhor. Assim como o edifício precisa estar limpo, nosso coração precisa estar limpo.
Que hoje, na comemoração de São João de Latrão, alegremo-nos com os nossos templos, com as nossas igrejas, paróquias, capelas, oratórios, santuários, porque nós também somos os templos do Senhor.
Que Deus purifique, então, o nosso templo, o nosso coração, que não haja mais comércio, que não haja mais mal em nosso coração, em nosso interior, porque Deus habita em nós, e onde Ele habita é preciso haver pureza, é preciso haver santidade.
Que haja santidade no meu e no seu coração. Cuidemos, pois somos os templos do Senhor!
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário