segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 31 de outubro, 2ª feira, 31ª semana do Tempo comum


31 de outubro, 2ª feira, 31ª semana do Tempo comum


- Hoje é dia 31 de outubro, segunda feira, 31ª semana do Tempo comum

- No Evangelho de hoje Jesus chama a atenção para o agir com gratuidade. Convidando a uma pessoa que não tem como retribuir, expressa o verdadeiro sentido de ajudar sem interesse. Sem desejar receber nada em troca. Assim não convide para almoçar com você nem irmãos, nem parentes, nem vizinhos ricos que possam lhe recompensar. Peça graça e bençãos para todos. Peça ao Senhor a graça de poder oferecer ajuda a quem realmente necessita.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 14, versículos de 12-14:

“Naquele tempo dizia Jesus ao que o tinha convidado: Quando ofereceres um almoço ou uma ceia, não convides teus amigos, nem teus irmãos,, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos, para que não te convidem por sua vez e isso te sirva de retribuição. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás bem-aventurado, pois esses não têm como te retribuir! Receberás a retribuição na ressurreição dos justos”.

- O ensinamento de Jesus é simples. Uma atitude gratuita e sem interesse é fazer um convite àqueles considerados os últimos, os excluídos, os que não têm nada. Esses não podem dar o retorno e sua ação se torna gratuita diante dos olhos de Deus. Como Jesus ensina: recebestes de graça, de graça dai, também vós. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e a graça de acolher bem as pessoas necessitadas, seja de forma econômica saciando sua fome, seja de forma solidária oferecendo amizade, tranquilidade e paz de espírito.

- O que você faz de verdadeiramente gratuito na sua vida? Você é capaz de dar sem nada esperar em troca? Em que circunstâncias?

- “Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos!”Na lógica do Reino de Deus, os últimos serão os primeiros. Quando ajudar aos outros, que a mão direita não deve saber o que a mão esquerda faz. A recompensa de que ajuda aos pobres, doentes e excluídos virá na ressurreição dos justos. Que vivamos concretamente a prática da caridade, da esperança e do amor. A música We Are The World (Nós Somos o Mundo), de Michael Jackson e Lionel Ritchie nos lembra:

Chega o momento em que ouvimos um certo chamado
Quando o mundo deve se unir como um
As pessoas estão morrendo
E é tempo de estender a mão para a vida
O maior presente de todos

Nós não podemos continuar fingindo todos os dias
Que alguém, em algum lugar, em breve fará uma mudança
Somos todos parte da maravilhosa grande família de Deus
E a verdade, você sabe, é que amor é tudo o que precisamos

Nós somos o mundo, nós somos as crianças
Nós somos aqueles que fazem o dia ser mais brilhante
Então, vamos começar a doar
Há uma escolha que estamos fazendo
Estamos salvando nossas próprias vidas
É verdade, nós faremos um dia melhor
Só você e eu

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida e peça que ele te ajude a ser mais generoso. Alegre-se, pois, fazer a opção pessoal por Jesus e realizar ações gratuitas para quem realmente precisa encherá sua vida de alegria.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário