sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 28 de outubro, 6ª feira, 30ª semana do Tempo Comum |Festa de São Simão e São Judas Tadeu


28 de outubro, 6ª feira, 30ª semana do Tempo Comum |Festa de São Simão e São Judas Tadeu

- Hoje é dia 28 de outubro, 6ª feira da 30ª semana do Tempo Comum |Festa de São Simão e São Judas Tadeu

- O evangelho de hoje mostra Jesus escolhendo seus discípulos depois de um momento de oração. Sempre que aproxima um momento importante na Sua Vida, Jesus recolhe-se em oração. Assim aconteceu com a escolha dos Apóstolos, entre eles Judas e Simão. A oração está presente na vida de Cristo e abre um espaço para que as pessoas de toda a Judeia procurem por ele e busquem a cura. Peçamos ao Senhor a graça de nunca desistir da oração e confiar sempre Nele.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 6, versículos 12 a 19:

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

- Jesus escolhe os doze apóstolos, seus companheiros mais próximos no cumprimento de Sua missão de pregar a Boa Notícia do Evangelho. Como Judas Tadeu e Simão, cada um tem um nome e identidade única que lembramos há mais de dois mil anos. Cada um tinha dons, talentos e fraquezas como nós. Alguns aceitaram o desafio de sua vocação e um, pelo menos, não. Jesus nos chama para ser mais um companheiro íntimo Dele em sua missão hoje. Toma consciência da importância da oração e da graça de ser chamado a ser os discípulo do Senhor.

- Como você tem vivido o discipulado a Cristo Jesus? Você é uma pessoa de oração ou não encontro tempo para estar a sós com Deus?

- “Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão... Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças”, nos conta o evangelho. Jesus vai sempre ao encontro dos que O procuram. Leva consigo os Apóstolos que O acompanham, agora instituídos na sua nova missão. Curar os doentes é o primeiro ato de Jesus na companhia destes homens por Ele escolhidos. É este o sinal para quem o Segue, é este o chamamento para nós hoje: Servir os nossos irmãos. Que possamos dizer a Jesus o que diz assim a música Tu és a razão da jornada:

Um dia escutei Teu chamado
Divino recado batendo no coração
Deixei deste mundo as promessas
E fui bem depressa no rumo da Tua mão

Tu és a razão da jornada
Tu és minha estrada, meu guia, meu fim
No grito que vem do Teu povo
Te escuto de novo, chamando por mim

- Termina tua oração pedindo a Deus, por intercessão de São Simão e São Judas Tadeu, que te ajude a transpor suas ambiguidades, desânimos, tristezas. Confia que Ele te enviou e escolheu! Peça também pela paz no mundo e, sobretudo, que não haja ódio e violência neste dias importantes para o Brasil.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário