sexta-feira, 28 de outubro de 2022

LEITURA ORANTE DO DIA 28/10/2022



LEITURA ORANTE

Lc 6,12-19 - Jesus forma seu grupo de discípulos missionários

Exulte o coração dos que buscam a Deus. 
Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai
sem cessar a sua face. (Sl 104,3s).

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Oração ao Espírito Santo (São Paulo VI)

Ó Espírito Santo,
dai-me um coração grande,
aberto à vossa silenciosa e
forte palavra inspiradora,
fechado a todas as ambições mesquinhas,
alheio a qualquer desprezível competição humana,
compenetrado do sentido da santa Igreja!

Um coração grande,
desejoso de tornar-se semelhante
ao Coração do Senhor Jesus!

Um coração grande e forte para amar todos,
para servir a todos,
para sofrer por todos!

Um coração grande e forte
para superar todas as provações,
todo tédio, todo cansaço,
toda desilusão, toda ofensa!

Um coração grande e forte,
constante até o sacrifício, se for necessário!
Um coração cuja felicidade
é palpitar com o Coração de Cristo e  cumprir,
humildemente a vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, Lc 6,12-19 e observamos pessoas e as atitudes de Jesus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.
– Palavra da salvação.
Refletindo
Lucas registra a oração de Jesus durante toda a noite. Afasta-se da multidão e dos opositores hostis, subindo à montanha para a oração. De manhã, chama seus discípulos escolhendo entre eles doze a quem chamou apóstolos. Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações e têm espaço para acolher. E os chamados receberam a missão de enviados – “apóstolos” - para anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
O nosso Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
Pelo Batismo recebemos a missão de discípulos e de missionários de Jesus.
Meditando
Os bispos da América Latina disseram, em Aparecida: “Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “à outra margem”, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente”. (DAp 376).
Cristo nos chama também pelo nome.
Como é a nossa disponibilidade?
Quando os Onze apóstolos deixaram Jerusalém, para ir anunciar o Reino de Deus, Judas Tadeu partiu da Galileia e da Samaria, deslocando-se, ao longo dos anos, para a Síria, Armênia e a antiga Pérsia. Nesta região,  encontrou Simão; a pregação dos dois levou dezenas de milhares de babilônios e pessoas de outras cidades a receber o batismo. Como sempre, o Evangelho atrai seguidores e inimigos. De fato, para estes dois Apóstolos chegou a hora de dar o testemunho derradeiro.
Ambos foram presos e levados ao templo do Sol para que renegassem a Cristo e oferecessem culto à deusa Diana. Ao rejeitarem a proposta, - narra-se - Judas Tadeu declarou que os ídolos pagãos eram falsos.  Pessoas  atacaram os dois Apóstolos e os mataram de modo brutal. Suas relíquias estão conservadas na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos:
Salmo 18(19A)

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

1. Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite essa mensagem, / a noite à noite publica essa notícia. – R.
2. Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz. – R

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vamos demonstrar pela vida que caminhamos com Jesus Mestre para anunciar onde vivemos, trabalhamos, estudamos; por onde passamos, deixamos os sinais da proposta de Jesus Cristo.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário