terça-feira, 25 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 25 de outubro, 3ª feira, 30ª Semana do Tempo Comum


25 de outubro, 3ª feira, 30ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 25 de outubro, terça-feira da 30ª semana do Tempo Comum.

- “A que é semelhante o Reino de Deus?” Grande desafio para nós perceber o Reino de Deus presente, atuante, envolvente em nosso meio. Ele cresce. Ocupa seu espaço. Hoje temos a oportunidade de experimentar essa presença misteriosa que vai fecundando toda nossa vida e nos cativando. Peça ao Senhor a graça de acolher a Sua Palavra. Que ela encontre morada em teu coração para animar e encorajar teu testemunho de fé.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 13, versículos 18 a 21:

Naquele tempo, Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

- A realidade do Reino de Deus é perceptível aos olhos da fé. Ação escondida, misteriosa, acolhedora, que vai crescendo em nós e transbordando no nosso jeito de ser. É de misericórdia e justiça que esse reino clama sua presença. Não é de maneira ostensiva que ele acontece. É pequeno grão de mostarda. É fermento na massa. É força de vida que irrompe a existência humana. Fale com o Senhor sobre sua disponibilidade em ser presença do seu reino na história, como agente de transformação, promovendo a paz...

- Assuma teu compromisso com o Reino de Deus. Também és responsável por ele, no testemunho da tua fé. Quais as experiências em tua vida que são semelhantes ao Reino que Jesus anunciou? O que tens feito para contribuir com a presença dele?

- Disse Jesus: “O Reino de Deus é como a semente de mostarda que um homem atira num jardim... é como o fermento que uma mulher mistura na farinha”. Deus conta com colaboradores no seu reinado. Homem e mulher chamados a serem sinais de uma presença silenciosa, mas muito viva e transformadora. Diz uma música litúrgica: “Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado”.

- Termina a tua oração pedindo que o reino de Deus cresça em ti, transforme os teus sentimentos e seja a tua força. Que a paz e a justiça que ele traz, venha com a porção do Espírito Santo derramado em teu coração. E peça ao Senhor especialmente pela paz no mundo e no Brasil.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário