sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 14 de outubro, 6ª feira, 28ª Semana do tempo Comum


14 de outubro, 6ª feira, 28ª Semana do tempo Comum


- Hoje é dia 14 de outubro, sexta-feira da 28 ª Semana do Tempo Comum

- Perseverar na Palavra de Deus é graça e bênção na vida do discípulo. Hoje somos contemplados pelo dom da vida, da escuta e da escolha em fazermos a vontade de Deus mais uma vez. Peça ao Senhor a graça de encarar o teu dia como uma oportunidade de escolher seguir o caminho Dele e andar na luz da Sua presença.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 12, versículos 1 a 7:

Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

- Aqueles que caminham na luz de Deus não têm medo de seguir em frente nem procuram esconder suas ações que acabam sendo um grande testemunho de uma vida transformada pela escuta da Palavra de Deus. Converse com o Senhor sobre a coerência da tua fé e a necessidade de clarear tua consciência para sair de tuas escuridões e perceberes que és amado e cuidado por Deus apesar das trevas que habitam em ti.

- És alguém capaz de caminhar com liberdade de filho amado? Procuras compreender as trevas que habitam em ti para transformá-las em luz? Ou caminhas com medo de que algo ruim te aconteça depois da morte?

- Disse Jesus: “Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão contados. Não tenhais medo!” O medo nos paralisa diante do grande amor de Deus. Não nos faz caminhar com liberdade para anunciar as maravilhas que o Senhor faz em nosso favor. O medo de ir para o inferno às vezes supera em nós a alegria de vivermos o céu aqui, neste instante e experimentá-lo na eternidade. O fermento dos fariseus consiste na observância da letra que mata o espírito. O hino do Ofício das Leituras da Liturgia das horas para nosso dia de hoje diz assim:

Criador do Universo
do Pai luz e resplendor,
revelai-nos vossa face
e livrai-nos do pavor.

Pelo Espírito repletos,
templos vivos do Senhor,
não se rendam nossas almas
aos ardis do tentador,

para que, durante a vida,
nas ações de cada dia,
pratiquemos vossa lei
com amor e alegria.

Glória a Cristo, Rei clemente,
e a Deus Pai, Eterno Bem,
com o Espírito Paráclito,
pelos séculos. Amém.

- Nossa vida é feita de escolhas que podem clarear o caminho ou trazer trevas para dificultar nossa caminhada. Termina tua oração fazendo uma escolha. Procura enxergar em tua vida o grande valor que tens. Deus te ama muito mais do que a criação inteira, porque és filho e podes ser um sinal dele, do Criador, na relação com todas as coisas e pessoas.

- Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o vosso nome, venha nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário