sexta-feira, 14 de outubro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 12,1-7 - 14/10/2022


Preocupe-se em cuidar do seu interior

“Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.” (Lucas 12,4-5)



Meus irmãos e minhas irmãs, Nosso Senhor conta esta parábola para as milhares de pessoas que se reuniram ali, à Sua volta. E Jesus tendo aquelas pessoas diante d’Ele, quis ensiná-las, quis catequizá-las a respeito do caminho correto que deveriam fazer.
Muitas preocupadas em se abastecer, em abastecer a sua casa; preocupadas com o exterior, e Nosso Senhor chamava a atenção para o interior, para a conversão do coração. Muitas preocupadas com as coisas externas, mas pouco preocupadas com o interior, com a conversão sincera do coração. Por isso, Jesus chamou a atenção: “Pois é, meus amigos…”, olha só o carinho também de Jesus, Ele chamou de “amigos”.
Você é um amigo do Senhor, se você não é amigo d’Ele, Ele quer ser seu amigo. Seja também amigo d’Ele! E com o amigo — é claro —, não dá para mentir, não dá para enganar. E o amigo, que é amigo, quer sempre o bem do outro. Jesus quer sempre o seu bem, quer sempre o meu bem.

Nosso Senhor chamava a atenção para o interior, para a conversão do coração

“Pois é, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e não podem fazer mais do que isso. Temei àquele que pode lançar-vos para o inferno”. Jesus chama a atenção de você amigo, de você amiga; preocupe-se com a sua conduta, com a sua caminhada, verifique o seu comportamento. O seu comportamento condiz como o de um filho de Deus?
O Senhor nos chamou a atenção para nos preocuparmos com a nossa salvação. Não nos preocupemos tanto com o exterior, preocupemo-nos com o nosso interior. Não tenhais medo daqueles que podem te atingir no corpo, mas não podem ferir a sua alma. Nosso Senhor está nos dizendo isso, Ele está nos dizendo: “Cuide da sua salvação, cuide de viver a santidade, cuide de viver uma vida de oração comigo, o Senhor”.
Não tenha medo de viver a Palavra, não tenha medo de anunciar a Palavra, não tenha medo daqueles que perseguem simplesmente o corpo e a sua voz. O cristão, o filho de Deus, pode até morrer, pode até ser calado, mas a sua voz — vamos dizer assim —, ecoa porque é a Palavra de Deus. Lá nos primeiros séculos, Tertuliano já ensinava isso: “O sangue dos mártires é semente para novos cristãos”.
Meus irmãos, a Igreja cresceu mais ainda na perseguição e na dificuldade, não foram nos tempos bons. Se os tempos são difíceis, glória a Deus! Vivamos o Evangelho, vivamos a Palavra do Senhor, preocupemo-nos com a nossa salvação, preocupemo-nos em viver a nossa santidade, preocupemo-nos em dar um bom testemunho para este mundo.
Vamos crescer mais ainda, não é em números não, mas em santos. Que o Senhor nos ajude a crescer na santidade e, em quantidade, será apenas consequência.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário