quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 22 de setembro, 5ª feira, 25ª semana do Tempo Comum


22 de setembro, 5ª feira, 25ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 22 de Setembro, 5ª feira da 25ª Semana do Tempo Comum.

- Hoje a Palavra de Deus nos coloca diante da atitude de Herodes de querer ver Jesus. Ele admirava-se do que ouvia falar sobre ele e procurava vê-lo. Sabemos que o querer ver Jesus de Herodes não nasce de um desejo de aderir ao seu projeto ou a sua proposta, mas sim, por sentir-se incomodado diante do que ouve falar que Jesus realiza. Peça ao Senhor a graça de querer encontrar com a pessoa de Jesus a fim de assumir com ele um projeto de vida e de esperança.

- Escuta o Evangelho de Lucas Capitulo 9, versículo de 7 a 9

Herodes, o tetrarca, ouvira falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista havia ressurgido dentre os mortos. Outros diziam que Elias havia aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Então Herodes disse: “A João mandei cortar a cabeça... Quem será então este, de quem ouço contar estas coisas?” E queria vê-lo.

- O evangelho de hoje nos mostra a inquietação de Herodes quando ouve falar dos feitos de Jesus, isto é, suas ações e, sobretudo quando percebe que as pessoas vão aderindo a ele. Fica perplexo. A curiosidade de querer ver Jesus é para eliminá-lo, Herodes não quer ver para crer nele e muito menos para segui-lo. Pois para conhecer quem é Jesus, se faz necessário entrar em comunhão com ele deixando-se transformar pela sua presença. Peça ao Senhor a graça de conhecer melhor quem é Jesus e de entrar em comunhão com ele, com a certeza sua presença redentora em sua vida e de crescer na intimidade com ele.

- A pessoa de Jesus continua a ser questionada por aqueles e aquelas que ainda não tiveram com ele um encontro profundo e verdadeiro. Ainda hoje muitos o buscam, mas não têm consciência por que o procuram. O que você ouve falar sobre Jesus? Você conhece Jesus porque lê muito sobre ele ou é a partir da experiência que você faz com a pessoa dele?

- “A João mandei cortar a cabeça... Quem será então este, de quem ouço contar estas coisas? E queria vê-lo.” Nos diz o Evangelho de hoje. O fato de Herodes procurar ver Jesus, mesmo sendo por outro objetivo, mostra que este é o caminho de quem deseja fazer uma procura sincera como discípulos de Jesus, ou seja, é preciso querer vê-lo, é preciso encontrá-lo, para fazer uma experiência com ele. Acompanhe o que diz o papa Francisco na sua carta apostólica A alegria do Evangelho:

“Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-lo dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído». Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada. Este é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco.”

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor a possibilidade de encontrar com a pessoa de Jesus no cotidiano da tua vida através da Palavra, da Eucaristia e de tantas outras realidades.

- Glória ao pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário