quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 21 de setembro, 4ª feira, 25ª semana do Tempo Comum | Festa de São Mateus


21 de setembro, 4ª feira, 25ª semana do Tempo Comum | Festa de São Mateus

- Hoje é dia 21 de setembro, 4ª feira, 25ª semana do Tempo Comum. Festa de São Mateus, apóstolo.

- No evangelho de hoje Jesus convida Mateus a segui-lo. É interessante perceber a prontidão com que Mateus se levanta e segue o Mestre. Já na casa de Mateus, para onde Jesus se dirige para uma refeição, vemos algo muito significativo. O chamado de Mateus atrai para Jesus outros tantos cobradores de impostos e pecadores a ponto de incomodar os fariseus, escravizados em suas regras separatistas de purificação. Temos aí, da boca de Jesus, uma declaração de misericórdia: ”De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Peça ao Senhor que te ajude a ser também misericordioso.

- Escuta o evangelho de Mateus, capítulo 9, versículos de 9 a 13:

Jesus passou adiante, e viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de arrecadação, e disse-lhe: “Segue-me!” E ele se levantou e o seguiu. E quando estava sentado à mesa, em casa, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se com Jesus e os seus discípulos. Os fariseus viram isso e diziam aos discípulos dele: “Por que vosso mestre como com os publicanos e os pecadores?” Ao ouvir isso, Jesus disse: “Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas os doentes. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’. Com efeito, não vim chamar justos, mas pecadores”.

- O chamado de Jesus mais uma vez se dá em um lugar inusitado: uma coletoria de impostos, lugar reconhecido como posto de exploração das pessoas, diante dos altos impostos cobrados pelos romanos e da corrupção dos próprios coletores. E o chamado de Jesus se dirige a um dos coletores de impostos: Mateus. Jesus consegue perceber ali uma pessoa, escondida debaixo daquela ingrata função. Ao ouvir as palavras de Jesus, ele se levanta prontamente, pois não quer mais aquela vida. Deus nos chama em nossa vida, independente da condição em que ela se encontra. É preciso ter disposição e coragem para levantar e seguir. Peça ao Senhor coragem para que a cada dia possa trilhar seu caminho.

- Você responde prontamente ao chamado de Jesus na sua vida? Percebe que Jesus conta com você para que também outros descubram sua misericórdia e amor?

- “Segue-me!”, diz Jesus a Mateus, como continua dizendo a cada um de nós. Seguir Jesus é uma atitude que exige disposição e ruptura. E que possamos responder a Jesus como no refrão da música:

Por onde formos, também nós que brilhe a tua Luz
Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida!
Nosso caminho então conduz, queremos ser assim
Que o pão da vida nos revigore no nosso sim!

- Termina tua oração agradecendo a Deus por este encontro com sua Palavra. Por intercessão de São Mateus, peça a Ele pelas pessoas excluídas e discriminadas na sociedade.

- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário