quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 15 de setembro, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora das Dores


15 de setembro, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora das Dores


- Hoje é dia 15 de setembro, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora das Dores

- Hoje fazemos memória de Nossa Senhora da Piedade também chamada de Senhora das Dores. Ela, a mãe de Jesus que permaneceu em pé diante do assassinato do próprio filho. Maria não se dobra a esta que será a maior de suas dores. Jesus não podendo deixá-la sozinha, entrega-a ao discípulo que por sua vez, recebe Maria por sua mãe. Coloque aos pés de Maria tuas dores e começa assim tua oração.

- Escute o Evangelho de João, capítulo 19, versículos 25 a 27:

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, este é o teu filho". Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

- Olhemos hoje para a forma dolorosa mas presente, como a Mãe de Jesus o acompanhou até à morte. Jesus, oferecendo a Sua Mãe ao discípulo predileto oferece Maria à Igreja, a cada um de nós. A virgem das dores, afirma para nossos corações que podemos diante de realidades adversas nos manter firmes sem um mínimo desespero. Lembremo-nos sempre de Maria que nos assiste e intercede por nós. Peça a ela que te ajude a carregar a cruz de cada dia.

- Contemple Maria, que experimenta, na sua imensa dor de mãe, a profecia de que "uma espada atravessaria o coração". Que sentimentos suscita em você esta meditação?

- "Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe", nos diz o evangelho de hoje. Diz a cantora Maria Bethania numa música, do CD Nossa Senhora dos jardins do céus:

Nossa Senhora mãe de Jesus. Nossa Senhora de todos nós.
Roga por tudo, que tudo é seu. Por cada ser, pelos que cantam, pelos que choram, pelos que te esquecem e pelos que te imploram.
Santa Maria, Nossa Senhora. Maria de toda casa e todos os caminhos.
Maria de toda infância. Maria de toda gente. Maria de todo amor.
Maria de cada igreja e lindos altares. Maria das procissões, das festas, das romarias, dos cânticos, da alegria.
Maria de cada noite. Maria de todo dia, das praças, coretos, cinemas.
Maria dos sinos plangentes. Maria das torres acesas, das palmeiras solitárias, das pontes, moringas e rios.
Maria de todo sonho, de música e harmonia. Maria das chegadas e também das despedidas.
Maria de toda a vida, Maria de todas as horas. Maria Nossa Senhora. Mãe do Menino Jesus. Rainha de toda luz, roga por nós.

- Termina tua oração pedindo a Maria que te ajude a ser fiel discípulo do seu Filho Jesus.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário