quinta-feira, 15 de setembro de 2022

LITURGIA DIÁRIA - 15/09/2022


Tema do dia

NOSSA SENHORA DAS DORES

O Evangelho mostra Maria ao pé da Cruz de Jesus. É certo que este deve ter sido o momento maior de sua dor. Não podemos nos esquecer de que ela não compreendia o grande Mistério do Filho amado, mas apenas o guardava cheia de confiança em seu coração…
Fonte: Arquidiocese BH em 15/09/2018

Tema do dia

Nossa Senhora das Dores

Maria, diante da profecia de Simeão, não pedia ao Pai que a livrasse das dores. Pedia sabedoria e força para abraçá-las com humildade e coragem, assumindo-as como parte do grande Dom com que era agraciada: ser Mãe de Jesus – o Cristo feito humano.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/09/2014

Tema do dia

Nossa Senhora das Dores

O Evangelho mostra Maria ao pé da Cruz de Jesus. É certo que este deve ter sido o momento maior de sua dor. Não devemos nos esquecer de que ela e José não compreendiam o grande Mistério do Filho Amado, mas que ela apenas o guardava em seu coração...
Fonte: Arquidiocese BH em 15/09/2012

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturasFazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, ojustoperseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quinta-feira, 24ª Semana do Tempo Comum
Nossa Senhora das Dores, Memória
Cor: Branco


Primeira Leitura (Hb 5,7-9)
24ª Semana do Tempo Comum | Nossa Senhora das Dores | Quinta-feira - 15/09/2022

Leitura da Carta aos Hebreus.

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 30)
24ª Semana do Tempo Comum | Nossa Senhora das Dores | Quinta-feira - 15/09/2022

— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Senhor, eu ponho em vós minha esperança;/ que eu não fique envergonhado eternamente./ Porque sois justo, defendei-me e libertai-me;/ apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!
— Sede uma rocha protetora para mim,/ um abrigo bem seguro que me salve!/ Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;/ por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
— Retirai-me desta rede traiçoeira,/ porque sois o meu refúgio protetor!/ Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,/ porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio,/ e afirmo que só vós sois o meu Deus!/ Eu entrego em vossas mãos o meu destino;/ libertai-me do inimigo e do opressor!
— Como é grande, ó Senhor, vossa bondade,/ que reservastes para aqueles que vos temem!/ Para aqueles que em vós se refugiam,/ mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

Evangelho (Jo 19,25-27)
24ª Semana do Tempo Comum | Nossa Senhora das Dores | Quinta-feira - 15/09/2022


Eis a tua mãe!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

OU

Evangelho (Lc 2,33-35)
24ª Semana do Tempo Comum | Nossa Senhora das Dores | Quinta-feira - 15/09/2022


Uma espada traspassará a tua alma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário