sábado, 17 de setembro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 8,4-15 - 17/09/2022


Estude a Palavra de Deus e produza bons frutos

“E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança” (Lucas 8,15).



Meus irmãos, o Evangelho de hoje fala do semeador. A parábola que Jesus conta é: algumas sementes caíram à beira do caminho; outras nas pedras, outras entre os espinhos e outras em terra boa. As que caíram no caminho os pássaros as comeram; as que caíram nas pedras não conseguiram crescer porque faltava a umidade; as que caíram entre os espinhos foram sufocadas; e a que caiu em terra boa, essa deu fruto.
Meus irmãos, Nosso Senhor explicou esta parábola dizendo que a semente é a Palavra de Deus, e o Senhor saiu a semear. Que tipo de solo tem sido você? Que tipo de solo eu tenho sido? Eu tenho sido um bom terreno ou um mau terreno?
A semente que caiu à beira do caminho, o diabo foi lá e a roubou; a semente que caiu entre as pedras, a pessoa recebeu com alegria, mas não teve profundidade, caiu entre as pedras, não deu para penetrar, não penetrou. Por isso, não cresceu. As sementes que caíram entre os espinhos, até cresceram, mas, as preocupações — as preocupações com as riquezas—, sufocaram aquela palavra.

Que nós possamos estudar a Palavra, rezar a Palavra e dar os frutos

Meus irmãos, somos chamados a ser como uma terra boa; e o detalhe da Palavra de Deus: “Aquele que recebeu que, ouvindo a Palavra com o coração bom e generoso”. Precisamos ouvir a Palavra com esse coração bom e com esse coração generoso.
Quem tem esse coração bom e esse coração generoso? É aquele que dá atenção à Palavra, é aquele que ganha tempo ao estar com a Palavra, é aquele que estuda a Palavra. É aquele que reza a Palavra, é aquele que pratica a Palavra. Esse dá frutos!
Na escola, não foi assim? Como é que você aprendeu a ler? Como é que você aprendeu as lições? Você deu atenção, prestou atenção, ouviu, viu e, por isso, aprendeu a escrever.
É preciso prestar atenção na escola de Jesus para dar bons frutos e frutos de santidade. E o grande fruto que Nosso Senhor quer me dar, e quer te dar, é o Céu. E, para conquistarmos este Céu, atenção à Palavra, rezar a Palavra, praticar a Palavra.
Que o Senhor nos ajude, então, a desejar, a prestar atenção, a estudar, a dar tempo à Palavra para podermos dar bons frutos para alimentar os nossos irmãos que precisam da salvação. Que nós possamos estudar a Palavra, rezar a Palavra e dar os frutos para tantos irmãos e irmãs famintos e famintas da Palavra de Deus.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário